x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 502

Dúvida sobre afastamentos pelo INSS

NAIARA REZENDE

Naiara Rezende

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 08:41

Olá pessoas.

Trabalho em uma empresa que não possui os documentos de comunicado de decisão dos colaboradores e também não possui os contatos dos colaboradores.

Já consultei através do datapref e aparece somente dois colaboradores afastados, mas estes dias teve um que estava fora desta relação do site que apresentou o comunicado de decisão que está afastado desde 2006.

http://www3.dataprev.gov.br/conadem/ConsultaAuxDoenca.asp

Gostaria de saber, se existe outra forma para descobrir se realmente os colaboradores estão afastados e quando encerra o vencimento do afastamento dos mesmos.

Obrigada

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 09:31

Naiara, para verificar os benefícios por empresa só conheço este aí que você indicou mesmo. Mas como este colaborador aparecia nas folhas de pagamento anteriores? Deve haver em alguma lugar um registro sobre qual data ele se afastou, afinal se é empregado e estava afastado, seus recibos deveriam estar zerados.

De todo jeito, a única forma seria procurar uma agência da previdência para obter mais informações.

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 09:32

Olá,

Quando assumi o RH da empresa, encontrei situação semelhante, temos funcionários em outros estados.
Com procuração da empresa e dados das funcionárias fui até o INSS e fui informada, verbalmente que, as funcionárias estavam efetivamente afastadas e que, como empresa eu não poderia questionar, uma vez que, poderia ser entendido como coerção!
Caso houvesse alguma alteração do benefício, seríamos comunicados.
Fica uma situação dificil, na época do afastamento, a empresa não solicitou nem número do benefício, não temos nada. Uma das funcionárias foi afastada com idade de 58 anos e permanece já a 11 afastada!
Como leiga, questionei se o correto não seria aposentá-la, a funcionária então informou que, como a doença não era por vínculo laboral, a beneficiada poderia ter alta a qualquer momento e ser reintegrada às suas funções.
Resumindo, já faz dois anos e continuamos com as funcionárias afastadas, sem contato algum.

Att.

Angel

PEDRO MARTINS

Pedro Martins

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 6 abril 2015 | 11:08

Bom dia Naiara!

Esta decisão acredito ser a ultima a ser tomada e será a mais esclarecedora, pois no INSS você terá a informação de quem realmente está encostado e, a partir daí tomar decisões.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade