Eduardo Molinari,
Correto quanto ao ponto de vista. Acredito que isso tende ser previamente comunicado e combinado, tendo a concordância do funcionário que será encaminhado a essa empresa, e também devidamente documentado (adendo de contrato), além de adaptar o funcionário a nova rotina. Mas somente nessas condições, e não simplesmente designar o funcionário e pronto.
Outro fator que tem que ser visto, é o fato, se o funcionário permanecera nessa empresa, temporariamente (ao fim dos serviços) ou se ele ficara fixo? Um exemplo seria: empresa e contabilidade fecham um contrato para fins de serviços prestados por 2 anos e podem prorrogar... ai enquanto tem relação esse funcionário ficaria fixo nessa empresa (digamos 1 ano, 2 anos e assim por diante...), isso pelo tempo e rotina não seria uma terceirização ilícita? diferente do funcionário prestar serviço lá esporadicamente (2 semanas, um mês, quando necessita-se e recebendo as diferenças em questão do que continuo?
Quanto as questões sindicais, seria valido a própria empresa se informar sobre a pratica, mas muitas empresas por não se importar, ou por fugirem de sindicato (rs), até porque muitas vezes apenas conta o interesse financeiro, mas o sindicato pode determinar ou ter uma interpretação diferente a respeito do assunto, então se o funcionário em questão expor a empresa a mesma pode ter complicações. (mas acredito eu que o correto é uma consulta antes).
Bem em relação ao seu exemplo, quando se entra em uma construtora, ou em alguma empresa do ramo, entramos cientes que trabalharemos em diversas localidades de acordo com a demanda de serviço e o próprio contato especifica isso. (ja trabalhei terceirizado para órgão publico - (alias uma máfia nojenta)).
Mas é diferente hoje, que trabalho a mais de ano em uma determinada localidade, que fui contratado a trabalhar aqui, mesmo prestando serviços a diversas empresas, a chegar amanha, e meu diretor me deslocar a fazer minha função, por um longo período ou fixamente em uma localidade oposta a minha atual, apenas por beneficio da empresa dele correto?
att,