Bruno Ramos
Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Recursos HumanosBoa tarde colegas! Preciso de um auxilio em relação a um certo procedimento a ser tomado:
Um funcionário foi admitido em uma empresa, e começou a exercer sua função. A empresa solicitou a documentação e o mesmo arrumava diversas desculpas e não apresentava os documentos básicos. A empresa pressionou o mesmo a trazer, dizendo que ele iria ser impedido de sua função caso não viesse munido dos documentos. O mesmo com a exigência da empresa trouxe a documentação, entretanto a empresa tentou tirar o atestado de antecedentes desse funcionário e não obteve êxito. Solicitou a outro funcionário que fosse ate um posto do poupa tempo para que tira-se o atestado.
A funcionaria do polpa tempo, ao tentar emitir o documento, questionou o que aquela pessoa seria dele, se parente, ou qual o vinculo. O funcionário comunicou que não possuía vinculo, que apenas estava cumprindo um serviço para empresa. A atendente comunicou que o atestado do mesmo estava bloqueado para emissão, por que ele deveria ter alguma pendência com a justiça. Orientou o funcionário ir diretamente na delegacia da policia civil e solicitar através deles, mas orientou que ele poderia ficar detido, caso o mesmo estivesse sendo procurado ou algo do tipo. O funcionário retornou a empresa, sem o atestado e comunicou ao RH o ocorrido.
Bem até essa etapa tudo tranquilo, porem a funcionaria do RH foi até o funcionário, e comunicou ele que a empresa foi puxar um atestado de antecedentes criminais, e o mesmo estava bloqueado, e questionou o mesmo se ele tinha problemas com a justiça. O mesmo todo sem graça, disse não entender, pois não tem problemas com a justiça, e ficou omisso e constrangido o resto do dia.
A própria funcionaria do RH, em comentário interno com outro funcionário, deu risada e disse que pelo jeito era capaz do mesmo nem aparecer mais na empresa para trabalhar, porque pelo visto devia algo a justiça pelas atitudes dele (isso longe das vistas do mesmo citado).
Sei que a solicitação por parte da empresa, de atestado de antecedentes criminais, e ainda por cima uma não admissão, ou demissão relativo ao mesmo é ato discriminatório e gera danos morais.
Mas minha duvida é, em relação a atitude da empresa de expor essa situação, e pelo visto não vai parar por ai essa historia, como o funcionário faria para se respaldar ??? no caso ele fosse demitido por esse motivo, como ele poderia fazer para comprovar o mesmo? quais atitudes tomar? uma vez que arrumar testemunhas nessa situação é difícil?
Aguardo a orientação e opinião de vocês?
"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
