x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 913

Livro de Registro e Ponto

Karine

Karine

Iniciante DIVISÃO 3 , Agente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 5 maio 2015 | 00:38

Olá, Pessoal!

Por gentileza, estou tentando colocar o departamento pessoal da empresa em ordem, e ao verificar o Livro de Registro,pude observar que alguns registros no livro não possuem foto e nem assinatura do funcionário, como posso proceder neste caso?Tem algo que possa fazer para corrigir? E caso tenha uma fiscalização o que pode acontecer?

Em questão ao ponto, trabalhamos com registro de ponto eletrônico através de biometria, porém acontece que alguns funcionários foram desligados da empresa, e também não assinaram,tem algum problema? E caso o funcionário tenha esquecido de registrar o ponto por varias vezes no mês, posso fazer lançamento manual, ou posso deixar na forma que está, e pedir que o mesmo faça uma carta de próprio punho que foi por esquecimento dele, sendo que ele já foi advertido?

Desde já agradeço

Renan Alves Pereira

Renan Alves Pereira

Prata DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 5 maio 2015 | 19:08

Boa noite Karine,

A unica informação que posso lhe ajudar, é de que caso for feita alguma fiscalização, e constatar a falta de foto do empregado no livro de registros, cabe multa para a empresa que mantem o registro sem a foto do empregado, e poderá ser cobrada pelo sindicato responsável pela homologação da rescisão quando necessário. Quanto aos funcionários que estão ativos nesta empresa, cobre dos mesmos a foto 3x4 para organizar esta situação. Se os mesmos se recusarem, procure o empregador responsável e explique a situação. Quanto aos funcionários que já foram demitidos e não tinha foto no registro, acredito que não há nenhum problema caso for feita alguma fiscalização. Só não deixe acontecer mais.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 07:36

Bom dia,

Nosso amigo Guilherme disse tudo, cobre dos funcionários ativos e siga corretamente de agora pra frente, assinar o espelho de ponto é muito importante pois o funcionário esta atestando estar ciente dos dados que constam no espelho, fotos são obrigatórias e aqui só registro quando o funcionário entrega todos documentos necessários, alias o ideal é ele só começar trabalhar após estar com tudo certo.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade