x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 12.503

Guia DARF IRRF individual

Cleber Henrique H. Paixão

Bronze DIVISÃO 3 , Desenvolvedor
há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 09:09

Bom dia a todos.

Estou com uma dúvida.

É correto emitir uma guia DARF individual para cada funcionário que tiver retenção de IRRF ou tenho que emitir apenas uma DARF com todos os funcionários com retenção do IRRF?
Outro detalhe, quando o funcionário tiver Férias e Folha de Pagamento no decorrer do mesmo mês, e nos dois ocorrer a retenção do IRRF, devem ser somados em uma única guia ou deve ser feita uma para Férias e outra para Folha de Pagamento?

Grato pela atenção.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 09:19

Bom dia Cleber,

Ja conversei sobre isso com um fiscal da receita pois tenho empresas com filiais fora da cidade e certa vez deu pendências no IR dos funcionários, ele me orientou que todos os funcionários que tem retido o IR de mesmo código devem ser feita uma única guia, até pra facilitar o processamento do mesmo perante as informações prestadas, aqui no caso era emitido uma guia pra matriz e outra pra filial, e certa vez uma das guias saiu com dados errados, o que acabou impedindo a emissão da CND da receita. Depois que conversei com esse fiscal é emitida uma única guia pra matriz e filial.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 09:29

Entendi. É que no sistema de folha que tenho aqui, existe a possibilidade de emitir a guia individual por funcionário na folha ou a guia geral, enquanto que nas férias existe apenas a guia individual, assim como na rescisão contratual

Muito obrigado pela atenção de todos.

há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 09:56

Jorge, e no caso do IRRF s/ Férias e s/ Rescisão? Você emite tudo em uma única guia?
Porque aqui no meu sistema existe a opção de emitir a guia da Folha junto com a de Férias e de Rescisão, tudo somado numa mesma guia.
Não sei se isso realmente está correto.
Aqui sou desenvolvedor de sistema, e fui designado para fazer a manutenção do sistema de Depto Pessoal, e quando cheguei essa parte já existia da forma que expliquei, como não tenho tanto conhecimento dessa parte de recolhimento de impostos, fiquei na dúvida sobre esse assunto.

Grato.
Cleber.

há 9 anos Terça-Feira | 19 maio 2015 | 10:28

Daniela,
obrigado por sua dica.
O sistema daqui trabalha apenas em regime de Caixa, não existe opção de regime de Competência (ainda não foi implementado)
O cálculo do imposto até que entendo bem, o maior problema realmente é com relação a forma que as guias devem ser geradas.
Como estou fazendo um levantamento antes de começar a dar manutenção nessa parte de IRRF, estou tendo essas dúvidas com relação as guias.
Mesmo assim agradeço por sua atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade