Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 763

Rescisão por abandono de emprego ou por morte?

WITAL NETO BORGES DE SOUSA

Wital Neto Borges de Sousa

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 15:11

Senhores, ocorreu um fato, uma empregada pediu férias para empresa, foi realizado o aviso e recibo de ferias, apos 05 dias ela ligou na proprietária dizendo que ia sair da empresa, para fazer a rescisão de imediato antes de calcular a folha cancelei as ferias, mais a empregada não retornou:
aguardei um período de trinta dias para fazer sua Saída como abandono de emprego, no dia 04/05/2015 eu mandei carta no endereço, solicitando seu retorno, a AR foi devolvida em 05//05/2015, hoje segunda feria mandei divulgar na empresa local devido não conhecer o paradeiro da funcionaria, quando a jornalista divulgou agora até o comparecimento da funcionaria, ele ja havia comunicado que a mesma funcionaria apareceu morta tentando sair do país inlegal.

a duvida como será feita a rescisão como abandono de emprego devido os procedimento adotado e não constar nenhum atestado de óbito
ou de morte do empregado....?

Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 15:46

Wital,
se o empregado estava de férias você não poderia ter feito o cancelamento das férias, pois acredito que você já tinha pago o valor das férias para ele. O correto era ter esperado ele voltar das férias e fazer o pedido de demissão. Sugiro que você consulte um advogado.

Atenciosamente
Daniela Nolêto
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 26 maio 2015 | 16:21

Olá Wital
Boa tarde,

Você não pode considerar abandono de empregado durante as férias nem tampouco cancelar a mesma.
Neste caso, reconsidere as férias, que já foram pagas e proceda a rescisão por falecimento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade