x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 18.688

Recebimento de 02 Salários no mesmo mês, como fica o descont

Lucilene Manhães

Lucilene Manhães

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 11:58

A empresa alterou a data de pagamento de salários e causou a maior confusão com relação ao desconto de IRRF.
Em 07/05/2015, recebi o salário de Abril/15 com desconto normal de IRRF pela alíquota de 15%, como a empresa resolveu pagar os próximos salários dentro do mesmo mês, no dia 29/05/2015, recebi o salário referente à Maio/15. Para minha surpresa, no meu contra-cheque referente, a Maio, veio um desconto de IRRF, considerando o somatório dos vencimentos de Abril e Maio como base de cálculo para IRRF de Maio, à uma alíquota de 27,5%.

A minha pergunta é: Se eu já tive o desconto em folha referente ao mês de Abril, no início do mês, como posso ser debitada novamente pelo recebimento dos 02 meses (abril e maio) uma vez que o recebimento referente a Abril foi devidamente tributado?

Jorge Luis

Jorge Luis

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 12:30

Como a empresa trabalha com mês caixa, o desconto é pelo somatório dos salários e deduzido o valor que já foi descontado, não seria assim?

No banquete da vida a amizade é o pão, e o amor é o vinho. (Paolo Mantegazza)
Mauricio Aparecido das Neves

Mauricio Aparecido das Neves

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 10 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 13:00

Lucilene

Infelizmente é assim mesmo, o imposto de renda é pelo regime de caixa, não importa o mês de referência, no caso de pagamento de dois salários no mesmo mês, a empresa deve somar os salarios, reenquadrar a soma na respectiva faixa de ir, calcular o valor do imposto e deduzindo o que ja foi pago fazer a nova retenção.
Esse "reajuste" você vai fazer na declaração de ajuste no ano que vem, e o "Brasil".

Espero ter ajudado

O conhecimento move o mundo, não fique ai parado.
Lucilene Manhães

Lucilene Manhães

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 16:04

Obrigada, mas eles não deduziram o valor do IRRF que foi descontado em 07/05/15 ref. ao salário de Abril. Fui descontada ref. IRRF em 07/05/15 à alíquota de 15% (conta-cheque de Abril) e em 29/05/15 pela soma dos dois salários à alíquota de 27,5% (conta-cheque de Maio). Tá certo isso?

Este caso não se enquadraria no texto da lei que diz : Quando houver mais de um pagamento no mês, a títulos diferentes, será utilizado o código correspondente ao rendimento de maior valor pago no mês(RIR/99,art.620,§§ 1º e 2º)

Ou seja, ser feito um único desconto no mês de Maio correspondente ao maior valor pago no mês?

Desde já agradeço aos amigos que puderem responder,

Abraços,

Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 16:21

Lucilene,
o IR é por data de pagamento, o desconto da folha de abril que você recebeu em maio, saiu na guia de maio com pagamento em junho, se o pagamento do mês de maio foi dentro do mês de maio, o sistema irá somar os dois valores, pois é IR é por pagamento, ou seja o mês que de fato acontece o pagamento do salário.

Atenciosamente
Daniela Nolêto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade