x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.222

Dúvida com relação a contratação de diarista

Elizete Suchi Ramos

Elizete Suchi Ramos

Iniciante DIVISÃO 2 , Pedagogo(a)
há 10 anos Domingo | 7 junho 2015 | 17:56

Boa noite,

Tenho uma diarista em minha casa que trabalha dois dias na semana, oito horas cada.

Ela me sugeriu dividir as diárias em quatro meio- dias, de 4 horas cada. Isso pode ser acordado?

Obrigada,

Elizete Suchi Ramos

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 7 junho 2015 | 18:13

Elizete Suchi Ramos,

Boa noite!

Se você fizer desta forma, ou seja, alterar a jornada do trabalho para 04 dias de 04 horas cada, deixará de ter uma diarista e terá uma empregada doméstica, com vínculo empregatício.

Isto porque, de acordo com a (nova) LC nº 150/2015, "Art. 1o Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei." (grifo meu).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Elizete Suchi Ramos

Elizete Suchi Ramos

Iniciante DIVISÃO 2 , Pedagogo(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 07:47

Bom dia,

Penso que o que caracteriza o vínculo são as 8 horas diárias. Entendo que se ela trabalha 4 horas, 4 dias, dá um total de 16 horas, que é o que a diarista trabalha por semana...

Obrigada, Elizete Suchi Ramos

Moderador

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 junho 2015 | 09:51

Elizete Suchi Ramos,

Seu entendimento está errado.

Veja que, conforme legislação em vigor citada em minha mensagem "Postada:Domingo, 7 de junho de 2015 às 18:13:49", se houver o trabalhado por mais de 02 dias na semana, existe sim o vínculo empregatício, devendo seguir todas as normas da referida legislação.

Não há o que se falar em entendimento diferente, pois a legislação é bastante clara.

Agora, se a empregada trabalhar apenas 04 horas diárias, durante 04 dias na semana, ela irá se enquadrar no regime de tempo parcial, conforme determina o artigo 3º da base legal citada anteriormente:
"Art. 3o Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda 25 (vinte e cinco) horas semanais".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade