x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 5.388

SEFIP - Esqueci de atualizar o valor do salário mínimo desde

Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 16:34

Pessoal, boa tarde! Preciso de uma pequena ajuda.

Eu tenho uma empresa no Super Simples onde presto serviços de informática.

Eu me esqueci de atualizar o valor do salário mínimo de R$ 724,00 par R$ 788,00 desde janeiro. Estou gerando as minhas GPS e enviando normalmente, bem como efetuando o pagamento. O que devo fazer para colocar tudo em dia?

Grato

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 18:37

Leonardo Machado,

Tens de enviar novas GFIPs com os dados corretos, colocando os trabalhadores na modalidade "9".

As GPS das diferenças, em atraso, terás de emitir pelo site da Receita.

Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 8 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 21:33

Poderia por gentileza me indicar como gero isso no SEFIP?

Eu tenho todos arquivos enviados desde janeiro (os arquivos *.SFP). Preciso abrir eles e fazer alguma ação? Ou preciso gerar um novo movimento novo e selecionar uma opção diferente da 115 que sempre gero escolhendo uma dessas abaixo?

OpcoesSEFIP

Grato

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 18 junho 2015 | 08:51

O código é o mesmo, 115, a modalidade do trabalhador é que vais alterar para "9" (a anterior deve ter sido a "1"), bem como o valor da remuneração.

Eu sempre faço um backup do movimento de cada mês, e depois restauro e gero um novo movimento com as correções.

Parece que também podes utilizar a opção "captura arquivo SEFIP - versão 8.x" e selecionar o arquivo .SFP que queres alterar.

Verifique se as tabelas estão atualizadas ("carga manual de tabelas").

Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 8 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 11:51

Fiz exatamento como falou e não deu certo, podem me ajuda?

Fiz a carga de indices e selic de junho.

Por exemplo, gerei a movimentação de 01/2015 com código 115. Alterei a remuneração para R$ 788,00 e a modalidade do colaborador para 9, quando simulo o movimento a guia de GPS gerada pelo SEFIP esta com valor total em cima do salário mínimo (R$ 86,68), não a diferenças e juros como disseram.

Obrigado

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 12:03

Leonardo Machado , bom dia , a atualização de GFIP só pode ser feita através do site da Receita/MPAS, segue link.
clique aqui


OBS: a receita/inss irá automáticamente ver que você informou uma GFIP com salário X e deu X de INSS (já pago) e hoje informou outra com salário X e inss X, portanto constará uma diferença e irá aparecer na conta correnta da empresa....

Convém você já emitir através do link acima as guias de GPS apenas da diferença.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Leonardo Machado

Leonardo Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 8 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 12:13

Acabei de executar pelo site que me mandou, gerou um valor bem alto, será que isso esta correto?

http://lmachado.eti.br/Atraso.png

Gerei como empresário, depois com contibuinte individual abaixou o valor.

Mas eu acho que o site não esta considerando as que eu já efetuei pagamento, esta cobrando multa, juros + o valor da contribuição.

Todo mês eu gero pelo SEFIP, envio pela Conectividade e pago a Guia no banco ITAU, esta correto isso? Ele não deveria reconhecer meus pagamentos?

Grato

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 13:35

Leonardo Machado,

O que eu te disse foi:

"Tens de enviar novas GFIPs com os dados corretos, colocando os trabalhadores na modalidade "9".

Isso você fez.

"As GPS das diferenças, em atraso, terás de emitir pelo site da Receita."

Estás gerando as guias do total devido no mês, e não das diferenças.
Se pagastes uma GPS de R$ 79,64, então agora terás de calcular uma guia com a diferença, ou seja, R$ 7,04 (R$ 86,68 - R$ 79,64).
Outra coisa: utilize os códigos/dados que constam na GPS emitida pelo SEFIP (2003, CNPJ da empresa). O recolhimento é feito pela tua empresa, e não como contribuinte individual (empresário).

Então terás uma GFIP com valor da Previdência de R$ 86,68 "batendo" com duas GPS, sendo uma R$ 79,64 e outra de R$ 7,04 (mais juros/multa).

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 8 anos Sexta-Feira | 19 junho 2015 | 14:32

Boa tarde.
Bom o colega Márcio, elucidou todas tuas dúvidas, acredito que não resta nada a acrescentar, apenas alerto que as guias de GPS irão sair todas em um único boleto, porém na página 2 irá sair detalhados quais valores/guias foram considerados.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.