x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.069

Lei Paternidade? é 15 dias ???

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Segunda-Feira | 14 julho 2008 | 18:36

Olá Márcia!

Trata-se de um projeto da senadora Patrícia Saboya, que amplia a Licença-Paternidade para 15 dias, atualmente de 05 dias, creio que o mesmo ainda tramita pelo Senado.

Tudo de bom!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

Walmir Pessanha de Mello

Walmir Pessanha de Mello

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 17 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 16:56

Marcia,
O pai deveria ficar ao lado de sua esposa o tempo que for necessário para o nascimento da criança e o retorno da mãe para seu lar, em casos normais acho legal 5 dias mesmo, mais se a gestante teve complicações no parto , acho correto ficar ao seu lado o tempo que for necessário dando apoio, afeto, carinho ate voltar para casa.

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 17 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 17:28

"Marcia,
O pai deveria ficar ao lado de sua esposa o tempo que for necessário para o nascimento da criança e o retorno da mãe para seu lar..."

Walmir!

Seria glorificante se essas colocações estivessem previstas em Lei. Portanto, não havendo base legal, a concessão de tal direito ao trabalhador, continuará sendo o aplicado no art. 7º da CF - "São direitos dos trabalhadores...além de outros...XIX - licença-paternidade, nos termos fixados em lei. Ato das Disposições Transitórias, Art. 10, § 1º Até que a lei venha a disciplinar o disposto no art. 7º, XIX, da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias."

Lógico, caberá o bom senso do empregador em relevar às faltas no período que o trabalhador se ausentou para acompanhar sua esposa no parto.

Tudo de bom!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade