x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 835

Renan Vilela Valdo

Renan Vilela Valdo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 12:57

Bom dia a todos

Meu pai esta querendo se aposenta por tempo de contribuição, porem teve alguns meses que ficou desempregado e não teve a contribuição.
Eu posso fazer essa contribuição atrasada, ou ele consegue se aposenta com 70% da contribuição.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 15:18

Renan, boa tarde.
Sugiro que agende pelo telefone 135 ou pelo site https://www.inss.gov.br, o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, o inss irá fazer a contagem e enviará a residencia do mesmo uma correspondência informando;
a) Pedido DEFERIDO, ou seja, aposentadoria concedida,nela constará o tempo de contribuição e o valor a receber;
b) Pedido INDEFERIDO, ou seja, não foi concedida a aposentadoria, mas enviará carta mencionando o tempo faltante para se aposentar.

obs.: Em 18 de Junho de 2015 foi sancionado pela presidente Dilma uma alternativa para aposentadoria sem o fator previdenciário, ou seja, conforme a idade redução no valor, que pode chegar em até 40% do valor a receber.
Essa alternativa é o 85/95.
Ou seja, 85 para mulher, 95 para homens,
Mulher = 30 anos de contribuições no mínimo + idade = 85
Homem = 35 anos de contribuições no mínimo + idade = 95
Nesse caso se atingido não incidirá o fator previdenciário e aposentadoria será de no mínimo 100% do valor a receber.

Lembrando que tal valor e 80% das maiores contribuições dentro do período de julho/94 até a data do agendamento.

Renan, faça isso antes de recolher, porque senão estará recolhendo e o INSS para fins de aposentadoria descarta 20% das MENORES CONTRIBUIÇÕES.
ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.