x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 5.130

Desconto Rescisão

Newmar Marçal dos Anjos Silva

Newmar Marçal dos Anjos Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 16:34

Caros,

Se o funcionário desiste de cumprir o aviso prévio, eu devo descontar o INSS do saldo de salários:

Início do Aviso: 11/07/2008
Desistência do Funcionário: 16/07/2008
Salário R$ 700,00

Saldo de salários: R$ 373,33
Desconto Aviso Prévio: R$ 560,00

A contabilidade me disse que não devo descontar o INSS sobre o saldo de salários porque o desconto do Aviso Prévio é maior do que o saldo.

Essa informação está correta?

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 16:49

Boa tarde Newmar.

o motivo de demissão seria qual?

se esta sendo mandado embora os dias para término de aviso ficaria como faltas se ele tiver no mes mais faltas não havera base de calculo.

se ele pediu demissão e não vai trabalhar o aviso o mesmo sera descontado, isso não é falta.
portanto tem tem base de calculo e mesmo zerada rescisão o calculo é sobre base de salario bruto.
e o mesmo para calculo do INSS 13°.

pelo meu entendimento o desconto é obrigatório quando existe abse e parametros suficientes.

espero ter ajudado.

att
Raphael

Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 16 anos Sexta-Feira | 18 julho 2008 | 17:10

O que vc tem que fazer Newmar é descontar dele os dias que faltariam para o término do aviso e outros eventuais descontos como adiantamento. O desconto do INSS é devido sim, inclusive o INSS do 13º. Acho q a contabilidade se equivocou nessa informação dada à vc. Espero q eu tenha ajudado.

Abraço...

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
Manoel Orivaldo

Manoel Orivaldo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 11:18

Ola amigos preciso de uma ajuda.

Uma funcionaria pediu demissão na sexta feira e se recusa a cumprir o aviso previo como fica esta rescião? eu desconto valor do aviso? Esse desconto vai ser apenas os dias restanters do mes ou é descontado um mes inteiro. Nunca fiz uma rescião deste tipo e se descontado um mes de aviso provavelmente a rescião vai ficar zerada. Nunca fiz uma rescisão deste tipo se alguem puder me dar uma força fico muito agradecido.

muito obrigado

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 11:46

ela pediu rescisão quando?

ela pode sim ficar sem cumprir aviso quando pede demissão o mesmo pode ser descontado, assim como o aviso indenizado quando o empregador manda embora e não quer que o empregado cumpra aviso prévio.

o valor do aviso é o salario integral.

tenha certeza que ela assina uma carta de demissão declarando que não vai cumprir o aviso de 30 dias.

espero ter ajudado.

att
Raphael

Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 16 anos Segunda-Feira | 21 julho 2008 | 11:48

Olá Renan, bom dia!

Bom, essa funcionária tava de experiência? Se sim, vc vai descontar dela além do normal, q é INSS, adiantamento, etc.. metade dos dias restantes para o término do contrato de experiência. Se não, vc vai descontar o aviso inteiro, ou seja, ummês de salário dela. A rescisão ficar zerada nesses casos é normal tá..? Espero ter ajudado.

Abraços...

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade