Viviane
Veja:
Já a declaração de comparecimento é um documento preenchido pelo médico ou funcionário administrativo, a pedido do paciente, que justifica as horas não trabalhadas por conta de um atendimento ou exame. A declaração não implica na necessidade de afastamento do trabalho, apenas informa que o paciente esteve presente na consulta, o que muitos médicos optam por fazer quando a pessoa não tem sintoma, não precisa de dispensa ou para familiares que acompanham pacientes. Em algumas empresas, a declaração não é aceita para abonar o dia.
“A declaração não tem a mesma validade que o atestado médico completo porque o médico ou o próprio serviço social de um posto de saúde declara a data e o horário que a pessoa esteve naquele local. É uma mera declaração administrativa. Já o atestado é incontestável, pois informa a doença e os dias de afastamento”, explicou o procurador do Ministério Público do Trabalho Luiz Henrique Rafael.
FONTE
A empresa disponibiliza plano de saúde? Se sim, realmente é estranho uma consulta médica durar o dia todo, mas se não disponibiliza e o funcionário precisou recorrer ao SUS, sabemos bem que poderá sim durar um dia todo de espera.
Como se trata de Declaração de Comparecimento caberá à empresa avaliar a situação e decidir se abonará ou não.