Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.283

chefe compensação para cumprir escala 6X1

Rafael Sbampato

Rafael Sbampato

Iniciante DIVISÃO 2 , Recepcionista
há 10 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 21:03

Prezados, boa noite!

Sou recepcionista de um hotel, tenho uma escala 6x1.

A alguns meses minha chefe faz nossa escala e esta dando compensação para completar as folgas. Como temos poucas folgas, e fica "buracos" na escala, para cumprir os dias determinados por lei (não podemos trabalhar mais 6 dias , os domingos e etc) ela coloca uma compensação.

Isto a meu ver além de estar errado ( Compensação serve para quando se tem horas no banco tirar um dia a mais, ou para quando o colaborador precisar e pedir) esta atrapalhando a vida de muitos.

Eu, por exemplo, faço todo dia de 1 a 2 horas extra e nunca baixa. Já existem colaboradores com mais de 40 horas devedoras.

Eu mesmo tenho 30! Mês passado estava com 27 e mesmo chegando todos os dias 1 horas mais cedo este mês foi para 30. A sensação que tenho é que isto é errado e que ficarei preso eternamente na empresa cumprindo hora.

Quero apresentar a minha chefe as leis corretas sobre o assunto, porém, as leis são muito complexas e por mias que as tenha procurado, não encontrei a resposta que procurava.

Desculpem o texto enorme e agradeço desde já a ajuda. Espero ter sido claro o bastante para entenderem a situação

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3 , Perito(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 21:11

Rafael,
Pelo que entendi, a sua chefe está fazendo vocês ficarem devendo horas para a empresa? Isso?
Como que ela faz para que vocês devam horas? Vocês trabalham quantas horas por dia?
Quero entender qual a origem dessas horas que vocês ficam devendo para a empresa.

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo
Rafael Sbampato

Rafael Sbampato

Iniciante DIVISÃO 2 , Recepcionista
há 10 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 21:19

Danilo.

Sim , ela faz com que devamos horas ao hotel.

Em outro hotel que eu trabalha , se as folgas existentes (normalmente 5 (4+domingo)) não cobram o total de dias ( temos que, por lei , trabalhar no maximo 6 dias e descansar , não podemos trabalhar 7) eles davam uma folga, por que não é culpa do colaborador que a escala não tem folgas suficientes , e o hotel que tem que se virar para que não saia das normas previstas em lei.

Trabalho em uma escala 6x1 , 8 horas diaras ( sendo 1 inervalo)

Danilo Poleza Kolczycki

Danilo Poleza Kolczycki

Prata DIVISÃO 3 , Perito(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 23 julho 2015 | 21:33

Pois então, Rafael, realmente este Hotel não está correto.
Vocês não devem ficar devendo horas para o Hotel de maneira nenhuma. Todas essas Horas Extras que você fez devem ser recebidas! Estou procurando aqui um embasamento legal para essa situação, mas é difícil pois não entendi qual a origem dessas horas que você está devendo. De onde a empresa está tirando essas 30 horas que você deve? Se você está trabalhando 6 dias e folgando 1, não tem porque estar devendo horas!

O que eu te indico a fazer: Procure o seu sindicato! Converse com eles sobre isso que está acontecendo e eles terão a solução.
Se você está trabalhando normalmente, não tem porque dever horas.

Abraços

Danilo Poleza Kolczycki
Perito Contador
Professor de Perícia Contábil
Instagram: @danilokolczycki
Youtube: Carreira em Cálculo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade