x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 487

Cobrança x Valorização

Gabriel Carvalho Fructuoso

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 10:13

Prezados, bom dia!

Sou analista fiscal e no momento estou vivenciando uma situação que requer um pouco mais de experiência na área de recursos humanos, algo que no momento me falta e é ausente, inclusive na empresa.

Eis a situação:

O departamento fiscal é composto por quatro pessoas: 2 auxiliares, 1 assistente e 1 analista, e até a semana passada tínhamos um funcionário terceirizado responsável pela entrega de algumas declarações.
Esse funcionário em questão foi dispensado porque o departamento se comprometeu a realizar as tarefas que eram atribuídas a este funcionário terceirizado.
Por um lado, tenho funcionários dispostos a realizar o serviço e do outro lado não tenho nenhum sinal que ocorrerá uma valorização por essa disposição.
O pior dessa situação é você saber que tem uma equipe empenhada, disposta a fazer porém não existe por parte da empresa qualquer valorização.
Exemplo: incentivo e desenvolvimento profissional, benefícios, salários e etc.

A minha pergunta é a seguinte?

Como lidar com uma situação dessa? Em suas experiências, como manter um funcionário empenhado (motivado) quando não existe qualquer valorização ou projeção da mesma?

O feedback em momentos como esse é válido? (O feedback só existe nessa situação fora isso nunca ocorre)

É correto ou compreensível funcionários com cargo de Auxiliar de Escrita Fiscal elaborarem declarações acessórias ou isso é função da empresa definir quais atividades serão desenvolvidas? (ECF, ECD, GIA, EFD Contribuições e ICMS)

Agradeço a colaboração de todos.

Analista Fiscal

Analista Fiscal

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure a sua volta."
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 28 julho 2015 | 17:56

Gabriel de Carvalho Fructuoso

Vamos do início..rsrs

Para atuar nesta área que vc menciona deverá ter o registro no CRC, mesmo nas funções de "auxiliar, assistente ou analista", pois são funções privativas do Contador.

Isso não é observada pelas empresas que contratam profissionais para desempenhar essas atividades pagando salário menor do que pagariam a um Contador registrado.

Mas voltando a sua questão, considero questão de conversa mesmo....Se houve aumento da carga de trabalho acho que seria viável uma conversa com a empresa sobre possível reajuste salarial sim.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 09:28

Karina Louzada de Oliveira

Obrigado pelo retorno.
Infelizmente o que você citou é uma verdade, no que diz respeito a contratação desses funcionários.

Utilizei do seu conselho e conversei a respeito do possível reajuste salarial, infelizmente não obtive êxito.

Fica aqui meu agradecimento pelo sua ajuda.

Atenciosamente,

Analista Fiscal

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure a sua volta."
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 10:08

Gabriel de Carvalho Fructuoso

Isso é muito comum nas empresas, não acontece só ai...o patrão quer tirar o máximo de cada funcionário, sobrecarregando um profissional com todas as rotinas de um setor e assim economizar com mão de obra...cabe a nós demonstrar a real situação, se há sobrecarga de trabalho etc.

Acho que vc poderia esperar passar um tempo, ainda mais nesta crise e tentar conversar novamente, se continuar insatisfeito comece a procurar outra colocação no mercado.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade