x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 725

Posso compensar GPS indevidas de competências anteriores em

Tássia Valle

Tássia Valle

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 12:04

Bom dia amigos contabilistas!

Gostaria de esclarecer uma dúvida relacionada a compensação de GPS em GFIP.

Consultei o manual da GFIP ( neste link: http://contabilizando.com/manual_cap_tres.htm ), no ítem 2.16-Compensação, onde fala que deve "Informar também o período (competência inicial e competência final) em que foi efetuado o pagamento ou recolhimento indevido (...)"

A minha dúvida é em relação ao "período competência inicial" e "período competência final" pois estou com algumas compensações para fazer, porém são de competências diferentes e não sequenciais e quero saber se tenho que compensar cada guia indevida/paga a maior, em uma GFIP (por ser competências diferentes) ou se posso compensar todas em uma única GFIP e informar no período inicial a comp. mais antiga e no período final a competência mais nova?

observação: As compensações referem-se as competências: set/2011, out/2012, 13º/2012, mai/2013, out/2013 e ago/2014.
Pensei em atualizar as guias de acordo com sua competência, somar todas após atualização e informar em uma única GFIP o valor total a compensar e o período de 09/2011 a 08/2014. Posso fazer assim ou devo fazer uma por vez?

Antecipo agradecimentos.

Tássia.

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 12:55

Boa tarde,

Vc. de ve levantar por competência todos os valores pagos a maior atualizar e compensar na gfip.

Pode coompensar o valor total.

Mas é bom vc fazer uma planilha com a memória de cálculo.

O prazo para compensar é de 5 anos.

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Tássia Valle

Tássia Valle

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 30 julho 2015 | 09:54

Bom dia Agnaldo!

Em relação ao período inicial e final (na GFIP) posso informar de out/2013 a ago/2014? Mesmo não sendo compensações em sequência?

Obrigada pela atenção e agilidade!

Tássia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade