x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 20.678

Insalubridade e Horas Extras

Isabella Bortolan Nogueira

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 16 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 17:11

Boa Tarde,

Gostaria de saber como é feito o cálculo do adicional de insalubridade nas horas extras de funcionários horistas. Eu não sei se utilizo como divisor do valor de insalubridade, a quantidade de horas trabalhadas mais D.S.R. de cada mês (variando quando for 31 dias ou 29 dias, por exemplo.), ou se utilizo a quantidade de horas base do funcionário, no caso é 180 (sendo um divisor fixo).
Se alguém pudesse me orientar, eu agradeceria.

BEATRIZ CRISTINA DE ANDRADE

Beatriz Cristina de Andrade

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 17:29

Enunciado 47 TST . Hora Extra. Adicional de Insalubridade. Base de Cálculo. É o Resultado da Soma do Salário Contratual Mais o Adicional de Insalubridade, Este Calculado Sobre as horas de trabalho mês.

Em razão da possibilidade em haver horas extras, os tribunais admitem que as funções insalubres ou periculosas, sendo compensadas pelo adicional, os mesmos devem compor para se calculas as horas.

exemplo:
Salário R$ 800,00 - adicional de insalubridade R$ 24,00 - Base de cálculo R$ 824,00.

abraços

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 16 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 17:31

Então eu divido o valor da insalubridde pelo valor das horas de cada mês?
Ex.: Funcionário trabalha regime de 44h semanais, recebe R$ 2,00/hora mais insalubridade de 83 reais e fez 10horas extras a 100% neste mês de Julho ( mês com 31 dias), o cálculo que devo utilizar para calcular a hora extra dele é:
{[2 + (83/227,33)] + 100%} x 10 que é igual a = 47,30

BEATRIZ CRISTINA DE ANDRADE

Beatriz Cristina de Andrade

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Quarta-Feira | 23 julho 2008 | 17:38

Sim, a base de calculo é o salario dele no caso horista é as horas trabalhadas + a base de calculo de insalubre dele.
Se por exemplo ele tira $500 mês de horas trabalhadas e tem + $84 de insalubre a base de calculo de hora extra é 584,00.

Enunciado 47 TST . Hora Extra. Adicional de Insalubridade. Base de Cálculo. É o Resultado da Soma do Salário Contratual Mais o Adicional de Insalubridade, Este Calculado Sobre
as horas de trabalho mês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: