x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.065

MEI que contrata autônomo deve reter o INSS?

EDSON FERREIRA LOPES

Edson Ferreira Lopes

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2015 | 19:58

Tenho um cliente que é MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL que vende produtos veterinários e foi solicitado pelo CRMV/SP que contrate um médico veterinário responsável. Ai me surgiram algumas dúvidas que não consigo localizar e nem uma determinada consultoria conseguiu me responder. É o seguinte:
1º) Se contrato este médico veterinário autônomo irei efetuar um pagamento a ele. Devo reter os 11% de INSS dele e recolher ai INSS?
2º) Se sim, terei que recolher também 3% como CPP (parte patronal do INSS)?
3º) Se sim, também terei que entregar a SEFIP com esta informação? E até mesmo para poder recolher o devido INSS.
A resposta que obtive junto a uma consultoria foi que que não, pois é uma pessoa física (MEI) contratando outra pessoa física (médico veterinário autônomo). Questionei, mas até agora não conseguiram me responder onde está informado na legislação que o MEI é uma pessoa física. Creio que a partir da constituição do MEI ele passa a ser uma pessoa jurídica com alguns benefícios fiscais, trabalhistas, previdenciários, etc. Estou certo disto? Se não estiver, alguém pode me dar uma luz e mostrar onde está esta informação?
Pois se for como uma MICROEMPRSA terá que fazer todo o processo citado acima. Ou se for como qualquer outra empresa. A diferença que a ME optante do SIMPLES NACIONAL não terá a parte patronal CPP a recolher, exceto para as que estão tributadas pelo anexo IV? Correto?

Se alguém puder me ajudar fico agradecido.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies