x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 487

GEFIP Dúvidas quanto ao Sócio da empresa

Leonardo M

Leonardo M

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 10:58

Prezados Colegas, bom dia!

Estou fazendo a GEFIP em atraso de 1 sócio da empresa.

Minhas dúvidas são:

a) Constatamos que há uma GEFIP enviada incorretamente (a empresa em questão NÃO É OPTANTE pelo simples) e nesta GEFIP enviada de forma incorreta, consta que ela É OPTANTE.
Dúvida: Deve enviar nova GEFIP excluindo as informações anteriores e fazer e enviar nova GEFIP com as informações corretas ou apenas realizo a retificação das Informações e o sócio na Modalidade 9?

b) Anteriormente (2009) essa empresa era ME, a partir de 2011 se enquadrou como simples e passou a ser EPP.
Na emissão da GPS em atraso de 2009, pelo SIAL, constará a razão social atual (EPP).
Isso pode acarretar problemas, já que estou enviando uma GEFIP (ME) e no pagamento da GPS consta EPP?

c) o FPAS é 515, tenho que incluir a alíquota de 5,8% referente a outras entidades para a GEFIP deste sócio?

c) Devo incluir a RAT (1,00%) também?

Agradeço pelos esclarecimentos.

Um excelente final de semana a todos.

Taís da Silva

Taís da Silva

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 15:19

Boa Tarde, Leonardo.

a) Se você enviar uma Gfip informando que a empresa não e optante e na modalidade 9 vai ficar constando para Receita Federal duas declarações.O certo seria você excluir a anterior e mandar a correta.Se foi feito os recolhimentos do sócio só você enviar a declaração certa na modalidade 9.

b) Tive um caso parecido e levei o contrato social e os documentos dos sócios autenticados na Caixa e foi feito o acerto.

c) Correto.

Att.

Taís da Silva
Contadora 
e-mail: [email protected]
Whatsapp: 21 98284-5617
Leonardo M

Leonardo M

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2015 | 16:10

Boa Tarde Tais,

Primeiramente, muito obrigado pelos esclarecimentos.

a) Não foi feito ainda o recolhimento do sócio. Vou realizar a exclusão das informações e reenviar uma nova GEFIP.

b) Não ficou claro Tais, porque teria que ir a Caixa. Como se trata apenas da GEFIP do sócio, será emitida a GPS. Mesmo assim tenho que ir a Caixa ou ao INSS?

c) Alíquota Outras Entidades: Mesmo ele sendo sócio, e não tendo funcionários tenho que incluir os 5,8% referente a outras entidades para envio da GEFIP? Pergunto novamente, pois terá um custo final alto.

c) RAT - OK.

Aguardo e agradeço pelos esclarecimentos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade