x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 804

Novo afastamento, mesma doença

Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 15:14

Boa tarde.

Estou com o seguinte caso:

Uma empregada precisou se afastar por doença no dia 18/02/14, retornando dia 01/05/14. Para esta situação, lancei no meu sistema o equivalente a Doença período superior a 15 dias.
No dia 01/05/14, ela apresentou um novo atestado de 6 meses, devendo retornar dia 01/11/14. Para esta situação, lancei no meu sistema Novo afastamento de mesma doença.
Em 01/11/14 ela retornou ao trabalho normalmente.

Porém agora, ela está acometida novamente pela mesma doença. Minha dúvida é a seguinte: devo lançar como Doença superior a 15 dias ou Novo afastamento de mesma doença?

Atenciosamente, Gustavo.

Depto. Pessoal.
SUELI SIMIÃO BARROS

Sueli Simião Barros

Prata DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 15:51

Gustavo, boa tarde.

Quando o trabalhador se afastar pela previdência social, e o benefício dele cessar, você só lançará o retorno quando o trabalhador estiver apto para voltar ao trabalho, mediante a realização do exame pelo médico do trabalho. Caso o trabalhador não esteja apto, ela deverá solicitar ao INSS a prorrogação do benefício de Auxílio Doença mediante a apresentação dos comprovantes que ainda não está em condição de retornar ao seu posto na empresa.

Sobre o novo afastamento do colaborador este ano, apesar de ser a mesma doença, ela trabalhou por mais de 60 dias, então o lançamento deverá ser feito como Doença superior a 30 dias (com base na nova regra de afastamento previdenciário).

Recomendo o artigo: http://www.granadeiro.adv.br/template/template_clipping.php?Id=7482

"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve." (Fábula - Alice no País das Maravilhas)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade