x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 8.800

Guia complementar INSS - Contribuinte Facultativo

CAROLINE V.

Caroline V.

Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 09:44

Bom dia,

Preciso fornecer a um cliente guias completares de recolhimento de INSS para receber beneficio de aposentadoria por tempo de contribuição.
Foi recolhido INSS como contribuinte facultativo, optou pelo recolhimento de 11% atraves do codigo 1473

Entretanto, para antecipar sua aposentadoria, as instruções do INSS é gerar guia complementar através do código 1406 - 20% do salario mi minimo do período.

O período é de 2011 / 2012 / 2013 e 2014 vou gerar um guia complementar por mês para que os devidos juros sejam calculados.

Através do SAL disponível pelo Dataprev não estou conseguindo gerar essa guias.
Estou colocando competência inicio 10/2011 e competência final 10/2011, com data de pagamento em 02/09/2015
diz que "mês/Ano da Data Pagamento deve ser o mesmo da Data Cálculo"
Se coloco como diz a mensagem, aparece o seguinte "Data Pagamento não pode ser anterior a Data Cálculo.".

Por favor, alguém poderia me ajudar a respeito.
Alguma dica ou sugestão?

Obrigada

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 10:23

Caroline, bom dia.
O código 1406, (facultativo) só dá direito a calcular guias com até 06 meses de atraso(retroativo).
No seu caso deverá procurar uma agência do INSS, agendando pelo telefone 135 ou pelo site https://www.inss.gov.br (agendamento).
Sugiro também que consulte o INSS, não recolha por livre e espontânea vontade poderá ter problema no futuro e depois para corrigir e complicado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 12:15

Caroline, boa tarde.
Já passei por essa situação e o "cliente" não soube explicar para a atendente do INSS e a resposta foi a mesma, então eu mesmo fui até o INSS e explique o ocorrido e então fizeram os calculos.

Veja no link abaixo, a mensagem abaixo e extraida do site do INSS.

"Contribuinte Facultativo: o qual não possui filiação obrigatória, caso deixe de recolher alguma competência que não acarrete em perda da qualidade de segurado (dentro dos últimos 6 meses), poderá calcular sua contribuição em atraso pela Internet normalmente. Para o cálculo de competências vencidas há mais de 6 meses, você deverá procurar uma Agência da Previdência Social, uma vez que terá que ser analisado se entre uma contribuição e outra não houve intervalo sem contribuição superior a 6 meses;"

http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/gps/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade