x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.449

Avaliação de desempenho

Fernanda Camargo

Fernanda Camargo

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Recursos Humanos
há 17 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 17:39

Boa Tarde

Preciso fazer uma avaliação de 360, mas não tenho idéia por onde começar a faze-la.
Alguém tem alguma amostra de avaliação para me fornecer?
Não precisa ser especificamente a de 360.

Atenciosamente,
Fernanda

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 17:50

Fernanda,

Achei uma matéria aqui, dá época em que fazia minha faculdade em Administração de Empresas. Creio que irá ajudá-la:

Lideranças diante da Avaliação 360 Graus

Alguns instrumentos organizacionais são vistos com certa desconfiança por profissionais de várias áreas. E quando a ferramenta utilizada envolve a palavra avaliação, a questão é vista com uma pontinha a mais de preocupação. O que poucas pessoas consideram, é que esta pode ser uma oportunidade de rever conceitos, atitudes e comportamentos que podem melhorar o desempenho de quem é submetido ao processo.
Na Todeschini - empresa gaúcha fabricante de móveis, existem vários canais de avaliação em funcionamento e não são apenas os subordinados que têm o desempenho analisado. Na organização, as lideranças também são submetidas à chamada Avaliação 360 Graus - uma ferramenta que permite saber se as chefias estão cumprindo seus papéis e de que maneira podem melhorar suas ações.
Essa ferramenta começou a ser utilizada há exatos cinco anos e a companhia resolveu aplicá-la, porque estava disposta a ter uma visão macro dos seus líderes. "Além da autoavaliação, a Avaliação 360 Graus também é composta da avaliação dos subordinados, dos seus pares, dos superiores imediatos e da própria direção da empresa", explica Denise Pfarrius Soares, Supervisora de RH da Todeschini.
Segundo Denise Pfarrius, dentre as vantagens e os benefícios apresentados por esta ferramenta, está o fato da mesma permitir que a liderança tenha um real retorno sobre sua competência profissional e interpessoal. "É uma forma de reforçar os aspectos positivos e uma oportunidade de desenvolver os demais fatores que envolvem o dia-a-dia organizacional", complementa ela.
A aplicação da Avaliação 360 Graus é feita anualmente, de acordo com a data de admissão da liderança em questão. Ou seja, se um supervisor X foi admitido em fevereiro de 1999, a sua avaliação ocorrerá sempre nos meses de fevereiro subseqüentes. Por ser tratar de um processo confidencial, os avaliadores não são identificados, e para facilitar a tabulação dos resultados, os formulários são classificados da seguinte forma: Autoavaliação; Diretoria; Gerência, Supervisão e Subordinados.
"Então, o Departamento de Recursos Humanos imprime o instrumento da Avaliação 360 Graus, com o nome do avaliado, o prazo de devolução e entrega a todas as pessoas que estão envolvidas no processo", explica a Supervisora de RH.
Os subordinados do supervisor X receberão os formulários e o preencherão no seu grupo operacional. Este processo também será executado pelos pares do avaliado, pelas gerências e também pela diretoria da empresa. Após preenchidos, os formulários serão devolvidos para o RH, que tabulará os dados e produzirá um relatório. De acordo com Denise Pfarrius, uma via deste documento será entregue ao avaliado em questão, uma outra irá para o superior imediato e uma terceira seguirá para a diretoria da organização.
"A Todeschini optou por realizar a Avaliação 360 Graus desta forma, para que este processo seja elaborado de forma consciente. Se este processo fosse realizado num único período, haveria um número muito grande de avaliações e isto poderia comprometer a eficácia do instrumento", salienta Denise Pfarrius, ao acrescentar que todo processo dá-se num período aproximado de 20 dias. Segundo ela, no início, quando todas as avaliações eram realizadas ao mesmo tempo, havia uma sobrecarga no Departamento de Recursos Humanos pelo trabalho de tabulação de todos os dados coletados, bem como para as pessoas que avaliavam, visto que 23 lideranças eram submetidas ao processo de uma única vez. "Já pensou realizar todas as avaliações ao mesmo tempo? Então resolvemos realizá-la na sistemática da data de admissão. Hoje temos, no máximo, quatro avaliações no mesmo período", finaliza a supervisora de RH da Todeschini.

Fonte: Patrícia Bispo - Jornalista responsável pelo conteúdo da comunidade virtual RH.COM.B

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Fernanda Camargo

Fernanda Camargo

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Recursos Humanos
há 17 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 19:08

Boa Noite, Wilson

Fico muito grata por sua resposta.
MAs a teoria eu já sei, eu queria mesmo um exemplo de como eu crio os questionário.
Sua nova na área de RH e na minha empresa este departamento é novo e só tem eu no RH.

Atenciosamente,
Fernanda

rafael

Rafael

Iniciante DIVISÃO 1 , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 21 julho 2009 | 11:53

Existe um software para criação de pesquisas online GRATUITO que permite aos usuários leigos em programação elaborar por si mesmos questionários para realizar pesquisas de uma maneira prática, simples e intuitiva em tempo récorde.

Nele existe uma planilha ja pronta para realizar uma avaliação 360, voce so precisaria aplicar-lo ou fazer alguma pequena alteracao se achar necessario.

O software também gera relatórios de resultados detalhados com gráficos que podem ser exportados para excel.

As vantagens de realizar pesquisas online são:
-Baixo Custo
-Qualidade e confiabilidade de dados
-Interatividade
-Grande alcance de entrevistados
-Alta participação
-Praticidade e comodidade para o pesquisador

É possível acessar a ferramenta fazendo um cadastro apenas com um nome de usuário e uma senha em http://www.encuestafacil.com

espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade