x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 410

Dúvida sobre retorno de gestante do INSS

Cristiane Alves

Cristiane Alves

Iniciante DIVISÃO 1 , Recepcionista
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 11:01

Bom dia,estou gestante de 8 meses e meio e estou pelo INSS até 10/09, porém qd eu retornar ao trab já estarei com 35 semanas, só que.não estou mais aguentando sair de casa sozinha,mais gostaria de pedir a minha licença maternidade só a partir de 28/09 pois o meu parto está previsto entre 5 e 10 de outubro. A minha dúvida e a seguinte, eu saindo da licenca INSS e retornando ao trab eu teria q ficar só mais duas semanas eu posso pedir ao meu obstetra um atestado de 10 dias e só então pedir a licença maternidade? Ou depois que retorno do INSS eu não poderia colocar atestado na empresa?
Desde já agradeço

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 11:23

Cristiane, bom dia.
Como você já está em auxilio doença (inss), onde a empresa já pagou os quinze primeiros dias, se o empregado(a) apresentar outro atestado no prazo de 60 dias após a alta do INSS, a empresa não é obrigada a pagar novamente os dias, cabendo sim ao INSS.
Ou seja, no seu caso, esses 10 dias caberá ao INSS pagar.
Sou da seguinte opinião, converse com o(a) seu médico(a)., quem sabe você já pode usufruir da licença maternidade, e nesse caso a empresa que irá te pagar, não precisando recorrer ao INSS, ok..

A partir de quando vale a licença-maternidade?

O afastamento começa quando a futura mamãe decidir -- pode ser até 28 dias antes do parto, ou então a partir da data de nascimento do bebê.

http://www.bolsademulher.com/bebe/gravida/materia/licenca-maternidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade