x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 2.618

Quem é responsável pelo PPRA e PCMSO?

Carolina M.

Carolina M.

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 08:59

Bom dia!

Quem é responsável pelas informações do documento PPRA e PCMSO?
Pois esse documento é elaborado por um profissional especializado, caso tenha alguma informação que diverge com a situação atual da empresa, ou esteja faltando as informações de uma função, quem fiscaliza para saber se está correto ou não?

Obrigada!
Carolina

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 09:03

Carolina Manhone

Este documento normalmente é confeccionado por um Técnico em Segurança do Trabalho, juntamente com um Médico do Trabalho e deve ficar à disposição do MTE em qlq fiscalização na empresa.

Serve de base para elaboração do PPP.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Carolina M.

Carolina M.

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 09:17

Karina Louzada

Muito obrigada pela informação, mas a minha pergunta foi quem verifica se o documento está correto, quem confere se há divergência de informações entre as informações que constam no documento e as informações da empresa. Pois eu não sou profissional dessa área quero saber quem pode me dizer se o documento que foi me apresentado existe um órgão ou um profissional que fiscaliza, para caso tenha que levar o documento no MTE e lá eu descubra que está incorreto, que falta informações ou outra coisa.

Obrigada!

Karina Louzada

Karina Louzada

há 9 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 09:31

Carolina Manhone

Isso é uma tarefa difícil de fazer, pois como dependemos de profissionais especializados, que coletarão informações na empresa, não temos como analisar se o conteúdo final estará correto.

Eles farão medições na área de trabalho e dos equipamentos de proteção, indicarão quais exames serão necessários e sua periodicidade, quais riscos há naquele ambiente...são informações que nós do DP ou RH não temos como avaliar......o ideal é que o empregador ou alguém do RH acompanhe a elaboração desde o início e contrate uma empresa confiável para tal.

O que acontece muito é que alguns

Agradecida,

Dirceu R. Q. de Moura

Dirceu R. Q. de Moura

Bronze DIVISÃO 5 , Chefe Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 09:48

Bom dia,

Carolina, se você não está com total confiança nos documentos que lhe foram apresentados, é fortemente aconselhável que tenha uma segunda opinião de profissionais da área, você pode contratar uma segunda empresa para fazer tal trabalho especificamente e ter a certeza da solidez das informações, pois somente um médico do trabalho pode contestar o outro, é bem recomendável também observar a CCT pois algumas CCT exigem também o PPP.

Karina Louzada

Karina Louzada

há 9 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 09:53

Complementando:

O que acontece muito é que alguns "profissionais" utilizam modelos prontos desses laudos e apenas inserem as informações da empresa em questão, mas não avaliam realmente a empresa....assim ganham tempo e podem cobrar um valor menor.

O que deve ser feito é sempre contratar profissionais confiáveis e com referência.

Agradecida,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade