x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 384

Michele

Michele

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 09:06

Senhores bom dia

Tem mais ou menos um ano que eu não pago INSS dos meus funcionários em forma de GUIA , pois eu faço pagamento via compensação de retenção de INSS de Obra o que não me gera GUIA ,pois acaba zerando .

Pela minha surpresa tenho um funcionário que foi em um advogado que o informou que a empresa não pagou o INSS do mesmo,

Minha duvida e : Será que de alguma forma eu estou fazendo de forma errada o pagamento do mesmo? aonde eu como empregadora posso consultar esse repasse ?

Wesley G Romero

Wesley G Romero

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 09:13

Bom dia.

No caso desta retenção, o aproveitamento dos valores retidos tem que ser aproveitado dentro daquele próprio mês. Caso contrário o INSS não aceita o "pagamento". Por exemplo, uma retenção referente ao mês 07/2015 tem que ser informado na GFIP daquela mesma competência, no caso específico, para que o INSS possa reconhecer que o pagamento fora feito de forma antecipado via retenção.

Mesmo no seu caso é imprescindível a transmissão da GFIP relacionando todos os valores devidos de iNSS para cada funcionário juntamente com o preenchimento do valor a ser utilizado para compensação.

Maiores informações poderão ser colhidas na Receita Federal de sua jurisdição.

Att.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 8 setembro 2015 | 09:48

Michele

Se vc está informando os dados corretos na GFIP está tudo certo.

Peça a algum outro funcionário que solicite o Extrato Previdenciário, lá deverá constar tudo.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade