x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.813

Pessoa fisica contratando outra PEssoa Fisica

Isadora

Isadora

Bronze DIVISÃO 5 , Micro-Empresário
há 16 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2008 | 08:45

Preciso de uma orientacao.

Eu tenho 2 retiradas uma pela minha Empresa e outra por royalties que recebo como pessoa fisica . Minha declaracao de imposto de renda é feita contando com o que recebo a titulo dos royalties e de retirada de lucro da Empresa . Meu marido esta desempregado e pensei que como pessoa fisica eu possa contrata-lo para gerenciar minha vendas e negocios com os royalties... Meu objetivo com a contratacao dele como prestador de servico é diminuir o imposto que estou pagando ao Imposto de Renda sobre esta receita que entra como pessoa fisica.. Confuso , mas queria saber se contratando uma pessoa fisica eu , consigo declarar esse pagamento ao Imposto de Renda e abate-lo como despesa. no meu IR do ano que vem.. Isso é possivel? Se pessoa fisica pode contratar outra fisica, quais sao as minhas obrigacoes a nivel de tributacao? Quero fazer tudo certinho e de forma legalizada. Outra pergunta é quando uma pessoa juridica deve recolher INSS de um prestador de Serviço , no caso de um representante comercial , haveria retenção? Obrigada

Isadora

FELIPE DASI

Felipe Dasi

Iniciante DIVISÃO 1 , Proprietário(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 5 setembro 2008 | 20:19

Não é abatido...

De pessoa fisica a pessoa fisica não há incidencia de IR-Fonte, apenas a pessoa que recebe os rendimento paga via carnê-leão...

O caso do representante comercial é complicado, regra-geral, seus rendimentos recaem como pessoa fisica, mesmo tendo CNPJ, ou seja, mesmo com CNPJ o IRRF seria calculado como tabela progressiva e não teria a retenção do INSS. Esse INSS sria devido pela empresa dele, quando da retirada do pro-labore.

SE puder especificar mais como e a representação: se é propria ou comissionada, seria o ideal, mas consulte o regulamento do Imposto de renda, tem assunto especifico disso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade