x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 659

Demitindo uma gestante

Mariana Afonso

Mariana Afonso

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 11:12

Bom dia a todos!

Preciso muito da ajuda de vocês.

Presto serviço pra um cliente que está com problemas com uma gestante, eles querem demiti-lá agora, antes da licença maternidade, os advogados da empresa, disseram que podem demitir, pagando tudo na rescisão, 120 dias de licença, mais os 5 meses que a lactante tem de segurança na empresa.
Gostaria que quem entendesse do assunto, me ajudasse com essa questão de cálculos, 13º, férias, aviso prévio (que será indenizado).

Obrigada desde já.

Mariana.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 11:15

Mariana Afonso

Primeiro vc deverá ter o aval do Sindicato, se eles aceitarem homologar faça tudo em conformidade com a CCT.

Se não aceitarem (acho mais provável) procure o MTE para tentar homologar por lá.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 11:26

Acredito que o sindicato não aceite isso. Ligue e confirme, pois vá que algo aconteça com a colaboradora durante a licença maternidade?

Então, é bom consultar!

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Marilídia Domingues

Marilídia Domingues

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 18:14

Boa tarde,

Após os 120 dias de licença maternidade a funcionária possui estabilidade de quanto tempo? Qual a lei que embasa tal fato? O que ocorre no caso de demissão no tempo de estabilidade.

Grata

Marilídia

Gustavo Botelho Rosa

Gustavo Botelho Rosa

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 08:38

No meu ponto de vista gestante tem estabilidade desde a confirmação da gravidez ate o 5 mês após o parto eu sugeria a essa empresa esperar a estabilidade acabar para mandar ela embora, ou a empregada pode pedir demissão acho pouco provável se mandar ela embora ela pode pedir reintegração ao trabalho.

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 09:03

Marilídia, bom dia!

Em geral a regra é como o colega Gustavo Botelho mencionou, mas algumas CCT's trazem essa informação de forma diferente. Sugiro que verifique. Se a demissão ocorrer dentro da estabilidade a empresa deve indenizar o período restante.

Espero ter ajudado.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade