Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 52.295

LÍQUIDO NEGATIVO

FRANCIS PAULO DIAS DE ALMEIDA

Francis Paulo Dias de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2006 | 10:51

Olá Pessoal...

Sou muito novo nesse lance de departamento pessoal. E não entendo algumas coisas ainda...
Um colaborador saiu de férias mês passado. Vendeu 10 dias. Eu coloquei os dados, o programa calculou, eu conferi e ele recebeu tudo certinho. Mas ao calcular a folha desse mês, veio um desconto no contra-cheque do colaborador no valor de R$ 21,47. Está descrito no programa como "DEVOLUÇÃO DE LÍQUIDO NEGATIVO". Alguém sabe ao que isso se refere? Por que apareceu esse valor?

Muito obrigado.

wandercy cirilo de sousa

Wandercy Cirilo de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 17 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2006 | 11:38

Provavelmente no mês passado ele tenha estourado o pagamento, porque você deve ter lançabdo descontos superior ao salário do empregado, nesse caso o programa empresta e no mês seguinte desconta. Como ele estava de férias no mês passado, o sistema zera o pagamento com o lançamento das férias + encargos, creidtando e debitando. Por descuido ou lançamento automátio do os descontos superou os proventos nesse valor, mesmo que você tenha acertado manualmente os valores, ele fica gravado no acumulado. Procure quando acontecer esse tipo de estouro zerar o acumulado da ficha financeira, também. E evite descontar vlores supeior 70% do salário do funcioário, pois a legislação permite esse teto, deixando líquido pelo menos 30%.

Atenciosamente,
Wandercy

FRANCIS PAULO DIAS DE ALMEIDA

Francis Paulo Dias de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2006 | 13:20

Wandercy,
Muito obrigado por responder...
mas acho que não estourei o limite não... Deixa eu te explicar como foi...

O funcionário no mês passado recebeu as férias e vendeu 10 dias de trabalho. O valores foram esses:

20 dias R$ 233,33
Adic 1/3 R$ 77,78
Abono R$ 116,67
Adic 1/3 Abono R$ 38,89
TOTAL R$ 466,67
(-) INSS R$ 23,80
TOTAL RecebidoR$ 442,87

Aí, o colaborador recebeu também os vencimentos dos 10 dias trabalhados...

10 dias R$ 116,67
Salário familia R$ 7,09
(-) INSS R$ 8,93
(-) R$ 9,00
TOTAL Rec R$ 105,83


O que me espanta é que no contra-cheque do mês passado, não existem descontos superiores ao salário que o empregado teria direito...
Por isso gerou a dúvida...

Creio que se não houve um complemento no salário do mês anterior, o que justifica o desconto nesse mês??

Muito obrigado!

wandercy cirilo de sousa

Wandercy Cirilo de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 17 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2006 | 13:53

Bem nesse caso deve ser algum problema de sistema. No meu programa de folha(RMsistemas) quando era lançado descontos superior ao proventos, ocorria essa situação, mesmo que fosse cancelado o lançamento o estouro aparecia no mes seguinte. Se sua empresa tem muitos funcionários, realmente fica difícil confiar no sistema.
Aconselho que você desabilite esse tipo de evento, ou procure alguém responsável pelo sistema para solucionar o caso, já que não é uma falha relacionada so setor. O funcionário não pode ser prejudicado no final do mês por mero erro de sistema.

Atenciosamente,

Wandercy

wandercy cirilo de sousa

Wandercy Cirilo de Sousa

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 17 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2006 | 14:24

Geralmente esse evento ocorre quando está tendo estouro, se não houve nenhum lançamento, mesmo que seja por engano, esse evento não pode aparecer. Você pode verificar se está ocorrendo só com esse funcionário ou com a maioria. Dá uma olhada do parametro do evento, alguém pode ter alterado sem querer. Se não houve a situação de lançamento superior que o sálário pode suportar, não tem poque esse evento aparecer ok?

Uma consulta ao suporte pode dirimir sua dúvida!
Espero ter colaborado!

Atenciosamente,

Wandercy

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.