Silvio Farias Neto
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Estou estagiando e quero muito saber como usar o INSS e pra quer serve,estou com muita duvida sobre isso espero que me responda,abraço.Boa noite!
respostas 2
acessos 2.012
Silvio Farias Neto
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Estou estagiando e quero muito saber como usar o INSS e pra quer serve,estou com muita duvida sobre isso espero que me responda,abraço.Boa noite!
Guilherme Heiderichi
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a)Boa noite Silvio.
O INSS em si é o Instituto Nacional de Seguridade Social, do MPS. É o órgão que tem as atribuições do recolhimento e distribuição de valores, visando a seguridade no país. É o órgão público responsável por remunerar aposentados, pensionistas, pessoas que estejam sujeitas a receber auxílios como por motivo de doença, reclusão, acidente, etc.
O recolhimento ao INSS é feito de diversas formas e diferentes alíquotas. Um trabalhador privado, por exemplo, tem o percentual de INSS descontado de sua folha de pagamento e o empregador tem por obrigação de recolher o valor ao governo, e na maioria dos casos recolher também a parte patronal do INSS. Para parte das micro empresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, a parte patronal do INSS não é devido, devendo somente o pagamento do valor descontado do colaborador. Em alguns casos, conforme atividade da empresa, o INSS patronal é recolhido com base no faturamento, visando desonerar, ou seja, o governo permite que a empresa analise se compensa optar pela desoneração e assim a mesma pode recolher a parte patronal do INSS com um percentual aplicado no faturamento mensal, programa este feito com o intuito de fortalecer empresas e alguns casos evitar demissões devido à atual situação econômica do país.
Faça pesquisa exploratória através dos pontos abordados, pesquise no fórum, siga os tópicos de RH e Departamento Pessoal para se inteirar sobre o assunto, e qualquer dúvida específica nos pergunte.
Caros colegas, fiz uma breve apresentação diante da questão do nosso colega, qualquer incorreção ou outro pensamento, favor comentar.
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia Silvio,
uma opção para se conhecer mais é acompanhar o que está disponível no site http://www.previdencia.gov.br/
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade