Bom dia Michele!
ele estava a serviço da empresa,mais numa brincadeira dele com o cliente,resolveu pegar o carro !(o funcionário não tem habilitação)
Bom a empresa deveria ter dispensado o mesmo POR JUSTA CAUSA na hora, não ter descontado nada e assumir o prejuízo.
Como na da disso foi feito no momento, se ele provar os descontos (precisa ver como foi descontado isso, se constou no hollerith), se tem algum documento para esse desconto, tipo, um "adiantamento/vale/empréstimo".
Se a empresa fez esse documento, não constando que os descontos foram feitos por causa do reparo no automóvel, se ele entrar na justiça pleiteando isso, vocês podem ficar sossegados, que não terá como ele provar (logicamente não tendo testemunhas) que os descontos foram para pagar os danos causados ao automóvel.
Um caso complicado, onde na minha opinião, se ele entrar na Justiça, faça logo um acordo devolvendo os valores descontados....
Numa empresa que eu trabalhei, nós dava-mos um carro 0km para o vendedor, mas eu fazia um contrato de direitos e deveres para com o veículo, e uma das clausulas era de que todas as despesas corria por conta do mesmo, inclusive os sinistros, multas, etc.etc. Mas veja bem, é um caso diferente do seu e aí não tem como fazer um adendo no contrato de trabalho, já que os casos são diferentes.
Não ficou claro para mim se o veículo era da empresa ou do cliente em sua citação acima....
Oriente seu cliente à se reunir com os colaboradores para expor as condutas dos mesmos quando estiverem com clientes. Isso pode "amenizar" os riscos, mas pelo que percebi, foi uma irresponsabilidade do funcionário.
Sds