x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 442

INSS pago a maior - duvida

Suellen Rambor

Suellen Rambor

Iniciante DIVISÃO 4 , Supervisor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 09:30

Oi Pessoal,

Sou nova aqui, então se minha pergunta não ficar clara me avisem. Procurei nos tópicos, porém não achei, por isso resolvi questionar.

Pagamos na guia de INSS um valor a mais de R$ 172,07, por conta de um salario que foi gerado errado no sistema da folha.

Queria saber como posso reaver esse valor e como devo informar isso na SEFIP. Qual a opção de código de recolhimento eu devo colocar? Devo gerar um valor de compensação na próxima folha?

Obrigada!

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 09:37

Suellen Rambor, bom dia!

Você precisa gerar a GFIP novamente com o salário correto. Esta GFIP vai sobrepor a anterior, com isso o sistema vai reconhecer o pagamento a maior. Esta diferença você pode compensar na GFIP posterior ou pedir restituição na RFB.
É mais fácil você compensar; o pedido de restituição demora muito e é bem burocrático.
Espero ter ajudado.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Suellen Rambor

Suellen Rambor

Iniciante DIVISÃO 4 , Supervisor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 09:55

Oi Geovania, bom dia!

Entendi, porém me resta uma duvida, vou refazer o processo todo, uma nova GFIP como se não tivesse gerado nenhuma isso? Ou tenho que colocar em outra modalidade?

Isso é a primeira vez que acontece, então fico com duvida e medo que as informações possam dar algum problema futuro.

Obrigada pelo retorno!

Abs

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 10:02

Você vai gerar uma nova GFIP como se não tivesse gerado nenhuma, mantendo as modalidades informadas. Você vai reproduzir a primeira GFIP fielmente, exceto no salário informado incorretamente.

Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
JOSE  ALMEIDA BISPO

Jose Almeida Bispo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 setembro 2015 | 10:10

Bom dia, Suellen

Isso mesmo,vc vai refazer novamente outra gfip como se não tivesse gerado uma anterior(com as informações corretas).Portanto não há que se preocupar com modalidade alguma.
E conforme foi postado acima é só fazer a compensação na gfip posterior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade