x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 466

Funcionário Alcoolotra

GIULIANO DURAES

Giuliano Duraes

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 08:09

Bom dia a todos,

Obrigado a todos que sempre me respondem e me auxiliam. Este grupo tem me ajudado bastante.

Tenho uma duvida... Tenho um funcionário que é alcoólatra assumido e o mesmo já veio trabalhar na empresa um pouco embriagado e já tivemos uma conversa e o mesmo assume que tem os problemas com álcool, mais a sua família é muito necessitada. Gostaria de saber se eu conseguiria coloca-lo como doente para estar recebendo do INSS ou se algum procedimento que posso fazer para encaminha-lo para o INSS e para algum grupo de ajuda, mais sem a necessidade da empresa estar demitindo mais colocando o funcionário na dependência do INSS.

Seria de muita ajuda um retorno sobre este caso.

no aguardo.


att,

Giuliano.

Mara

Mara

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2015 | 08:32

Bom dia, Guiliano.

Nos dias de hoje não é mais aceitável a demissão por justa causa dos dependentes químicos, pois a Organização Mundial de Saúde, reconheceu a dependência química como uma doença crônica. O TST tem examinado as dispensas por justa causa dos dependentes, e pedido a reintegração do funcionário e seu encaminhamento para tratamento.
Assim os empregados, devem ser afastados e submetidos a tratamentos.

Você conseguirá sim, afasta-lo pelo INSS. Mas a previdência faz algumas exigências que definem quem pode ou não receber o benefício: ser segurado da previdência social, se autônomo ou facultativo ter 12 contribuições, se empregado também ter 12 contribuições.
Entretanto, o INSS tem a cautela de pagar o benefício somente se a pessoa estiver com acompanhamento médico para evitar inclusive que ela receba o dinheiro para adquirir mais drogas e sustentar o vício.

Aconselho você a encaminha-lo ao médico do trabalho da empresa se tiver, ou ao serviço de saúde da cidade.

E com os laudos e atestado médicos que comprovem que ele é dependente, encaminha-lo para o INSS.

Eu tive um dependente de drogas na empresa, ele foi internado para tratamento e conseguimos afasta-lo por 3 meses pelo INSS.

At,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade