Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 535

Duvida sobre o DSR em cima do Adicional noturno.

Alexandre Alceu

Alexandre Alceu

Iniciante DIVISÃO 2 , Operador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 22:13

Boa noite,

Recebo R$ 1.580,00 + 30% (que em setembro com 21 dias úteis foi de R$ 398,16), só que nunca pagaram DSR com adicional noturno para mim.

Antes trabalhei por 1 ano e 2 meses à noite, fui trabalhar de dia fiquei 1 ano e 3 meses, e agora estou há 2 anos trabalhando à noite sem interrupções.

Minhas dúvidas são as seguintes:

a) Eles não teriam que pagar meu DSR com adicional noturno?

b) Minha média de férias dá sempre diferente do que eu calculo, a média não é a soma dos últimos 12 meses trabalhados divididos por 12? Esse ano me pagaram menos do que eu ganho mensalmente, ou seja uma média que não ficou na média.

c) E eles fazem o cálculo de adicional assim: R$ 1.580,00 : 200 horas = 7,90 / hora X 30% = 2,37 / hora adicional noturno X 8 horas por noite X 21 dias úteis (setembro). Acho que está certo. Minha dúvida é que trabalho todos os dias do ano à noite, eu não tinha que receber um valor fixo de adicional todos os meses iguais?

Agradeço desde já,

Alexandre Alceu

ALAN ALMEIDA

Alan Almeida

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 10:42

Prezado Alexandre,

Primeiro vamos esclarecer que todos os eventos de que integram seu salário são base de cálculos para todos os efeitos, sejam férias, 13º, indenizações, etc.

a) Todo evento variável que adiciona ao seu salário será base para cálculo de DRS. No seu caso, como você recebe Adicional Noturno, você terá direito mensalmente a este valor. Cálculo de DRS: Valor do salário + adicionais / dias úteis x dias não úteis.
b) O cálculo de média para férias normalmente é os 12 meses do período aquisitivo, e não dos últimos 12 meses que antecedem as férias, a não ser que a convenção coletiva de trabalho determine algo diferente. Assim se você for gozar férias de 01 a 30 de out/2015, mas suas férias são referente a Jan/2014 a Jan/2015, os valores para cálculo de média será daquele período.
c) Os valores do adicional noturno irão variar de acordo com a quantidade de horas trabalhadas.

Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: