x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 550

Transferência de Funcionários para empresa diferente

Pedro Baschiera Neto

Pedro Baschiera Neto

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 13:19

Boa tarde a todos, o post vai ser meio longo, mas peço a gentileza de que leiam ele todo para entenderem a situação.

Não encontrei algum tópico com essa dúvida especificamente, portanto cá estou.

Trabalho para um grupo que comercializa automóveis no varejo (franqueado), esse grupo tem várias filiais nas cidades da região, acontece que sempre que a Diretoria resolvia comprar uma nova filial, ela era simplesmente transferida para o nome do dono, fazia as devidas reestruturações e continuava com o negócio, porém agora estamos em negociação para comprar um grupo menor que tem algumas lojas da mesma marca e a negociação está travada no seguinte ponto:

O Grupo que está sendo comprado é de um dono deveras duvidoso, que contraiu muitas dívidas no decorrer dos anos e agora está a beira da falência, porém como vocês sabem as 'dívidas ' são do 'negócio' e não dá pessoa necessariamente, é claro que o próprio negócio não conseguindo se quitar, os sócios e familiares são 'buscados'.

Para tentar se resguardar, pelo menos um pouco (por orientação Jurídica) ficou entendido que a melhor maneira seria comprar o negócio, porém, antes de assumir, abrir uma nova empresa (filial do comprador) e 'transferir' todos os funcionários da empresa antiga para a nova, sem que a antiga chegue a entrar no nome do comprador. Porém a única forma que entendo de fazer isso é o antigo dono demitir todos os funcionários e o atual admitir todos na empresa nova. E é exatamente esse o ponto que trava o negócio.

A empresa que está sendo comprada tem por volta de 60 funcionários, a maior parte com mais de 10 anos de 'casa', ou seja, as despesas com essas rescisões seriam inviáveis. Mesmo porque o comprador se responsabiliza por todo o Passivo trabalhista, ou seja, só o valor das rescisões é quase o valor do negócio em sim.

Enfim, qual a intenção...transferir todos os funcionários da empresa que está sendo comprada, para a nova, assumindo toda a responsabilidade trabalhista, porém essas transferências seriam feitas entre empresas distintas (que não são do mesmo dono e nem do mesmo grupo). A empresa em questão está a beira da falência, estamos dando a oportunidade de manter esses 60 empregos e voltar a crescer. Vocês acham que mesmo sob essa alegação e comprovando a compra, o financiamento, o depósito e tudo mais, não conseguimos efetuar essas transferências, perante a CAIXA?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade