Ricardo Monteiro de Carvalho
Iniciante DIVISÃO 1 , Gerente AdministrativoOlá a todos.
Há uns tempos eu acompanho o fórum, mas só agora eu resolvi fazer o cadastro e contar minha história. No final de julho de 2015 eu fui demitido da empresa na qual eu trabalhei por 1 ano e 7 meses.
Assim que possível eu fiz o agendamento para dar entrada no seguro desemprego e por volta do dia 15/09, eu fui ao Ministério do Trabalho para concluir o processo. Lá, eu fui informado que receberia 4 parcelas (de 15/10 à 15/01). No dia 15/10 eu recebi a 1a parcela normalmente, mas no dia 15/11 quando eu fui fazer o saque da 2a parcela eu fui surpreendido pelo bloqueio do seguro. Na mesma hora fui no Ministério do Trabalho para buscar informações. Lá, me informaram que eu tive o seguro bloqueado porque eu tenho o CPF vinculado a um CNPJ, porém, tal CNPJ é de uma associação privada SEM FINS LUCRATIVOS. Também, falaram que várias pessoas estão passando pelo mesmo devido a mudança nas leis trabalhistas e etc. Também, me informaram que eu teria de devolver a 1a parcela recebida. Mesmo passado a informação, eu questionei o porque estarem bloqueando, quais os critérios e etc. Simplesmente falaram que o sistema entende que as pessoas que tem seus "CPF's" vinculado a "CNPJ's" ganham algum tipo de renda. Na hora eu respondi que a associação nunca movimentou dinheiro, porém não deu em nada.
Assim que sai do ministério do trabalho, eu procurei meu advogado e informei da situação e de imediato ele agilizou uma ação contra a União (isso entre o fim de dezembro e começo de janeiro) pedindo os valores do seguro como também uma indenização.
Bem, esses dias já saiu a sentença do juiz, na qual nós ganhamos os valores do seguro com juros e correção, mas a indenização foi negada. A União recorreu e o processo está andando. O advogado acredita que o valor do seguro está garantido, mesmo com a defesa tendo recorrido. Agora iremos tentar ganhar a indenização, pois ele acredita que, depois que me confirmaram o o seguro e logo em seguida bloqueiam, a União errou feio e isso pode sim gerar indenização.
Enfim, o meu processo está andando e logo em seguida eu retorno para contar o final.
Abraços.