x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 16.174

Atestado médico sem informações de local de atendimento é vá

marcia aoun

Marcia Aoun

Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente
há 9 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 12:05

Bom dia!

Estou em dúvida referente a um atestado.
A funcionária ( reincidente em atestados e declarações duvidosas) faltou por 8 dias.
Para o dia 30/11 apresentou declaração de comparecimento de um hospital.
Para os dias 01/12 á 07/12, apresentou um atestado do SUS sem endereço nem qualquer indicação da unidade, com data de 07/12 pedindo afastamento por 7 dias, sendo detalhado de 01/12 á 07/12, com CID 10 N11.0 ( Nefrite crônica, pesquisando o CID, nesse caso os rins dela estariam seriamente comprometidos) com carimbo da médica com CRM.
No caso, segurei o original, e lhe dei uma cópia pedindo que me trouxesse o atestado corretamente, com carimbo da unidade e data anterior ao afastamento, não após.
Agi corretamente?
O atestado que ela me deu é válido?

Desde já agradeço a atenção de todos.

Márcia

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 13:55

Marcia, boa tarde.
Como nós não temos formação técnica para questionar atestado médico, e por isso que é importante encaminhar o atestado juntamente com a empregado(a) ao médico do trabalho e sim irá ou não aceitar o atestado.
Ela poderá ate questionar junto ao sindicato/m.trabalho que a empresa (gerente que não faz parte do depto médico)recusou/questionou sobre o atestado médico, "podendo" ate futuramente entrar com ação por danos morais.
Eu, sugiro a você que encaminhe a mesma ao medico do trabalho, se o médico confirmar que o atestado é falso a mesma poderá até ser demitida por justa causa.

Michele Oliveira

Michele Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2016 | 16:00

Boa tarde !
Tenho uma funcionária que esta grávida, foi ao médico e pegou uma declaração de horas, porem colocaram apenas a hora que ela chegou e hora que ela saiu da consulta médica esqueceram de colocar, e a funcionária faltou o dia inteiro.
Como devo proceder ? Como vou abonar as horas sendo que esqueceram de colocar no atestado ? ou eu dou falta (so que pode dar problemas futuros pois querendo ou não ela tem uma declaração.

Me ajudem por favor.

Abraços

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2016 | 16:48

Michele, boa tarde.
Isso é normal, afinal a clinica/laboratório/hospital em sua maioria menciona a hora que foi atendida, e se precisar abonar o dia todo, eles mencionam.
Como não está mencionando, cabe a empresa decidir, eu faço da seguinte forma,

xx horas da residência ao local
xx horas do local a residência

e depois verifico se compensa ou não ir ao trabalho

Exemplo

Supondo que a empregada foi atendida das 10h00 às 16h00, nesse caso eu abono o dia todo.
Precisa analisar o atestado (hora em que esteve no local).

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 09:37

Marcia,

Como o colega já expôs, não somos qualificados para questionar atestados médicos, por outro lado, podemos questionar a origem sim.
Todos os funcionários no ato da contratação recebem um informativo explicando a diferença de declaração de comparecimento para atestado, o prazo de entrega no setor de RH e a implicancia quanto o dcumento estar em desacordo, por exemplo, sem carimbo, data assinatura etc. Recebo na empresa, inicialmente, faço verificação, ou seja ligo no local de atendimento e formalizo uma solicitação de verificação, se o funcionário realmente passou por atendimento, seja municipal ou estadual, em qual horário etc.
Confiro junto ao CRM a procedência e veracidade do profissional.
Conforme o local, tenho que registrar junto a ouvidoria de secretaria, em outros, confirmam por telefone mesmo.
Claro que, com o volume não é possível verificar de todos mas, a partir do momento que os funcionários sabem que a empresa confirma, "todos" mantem uma certa coerência na entrega de atestados, diminuindo em muito, por exemplo, gravidas que comparecem a consulta de rotina, passaram a entregar declaração de comparecimento etc.
O direito de cada um é respeitado!
Com a verificação foi constatado algumas irregularidades, quando simples o funcionário foi advertido, outro foi chamado para correção e infelizmente em caso mais grave, foi dispensado.

Att.

Angel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade