x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 394

Estabilidade CIPA.

Gustavo Menegon

Gustavo Menegon

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2015 | 12:21

Bom dia caros colegas contadores!!!

Enfrento uma situação na empresa na qual trabalho que provavelmente alguns já vivenciaram. Quando se tem um péssimo funcionário e ele se candidato e se elege na CIPA. E agora o que fazer? Sou novo na empresa a primeira coisa que me passou era demitir essa colaboradora mas então fiquei sabendo que possui estabilidade. No meu entender a estabilidade é garantida pelo fato de ter o poder de investigação no caso de um acidente de trabalho e a empresa não poder demitir o colaborador nesses casos. O fato é que essa colaboradora é uma péssima técnica, desrespeita a hierarquia e os colegas, e apesar de todas as advertências e até uma suspensão, essa antes de eu começar a trabalhar, fico com receio em demitir pois com certeza com a justiça que temos ira reverter a justa causa. Ai ficam as perguntas, nas eleições posso colocar como pré requisitos aos candidatos como por exemplo não ter advertências no decorrer do ano? Ou colocar critérios para o candidato para a CIPA? Também tenho colaboradores que está acabando o segundo ano de estabilidade e quero dispensá-los no entanto preciso fase-lo antes de abrir a candidatura para os candidatos da CIPA pois se eles se escreverem terei que esperar o processo de eleição acabar e correr o risco deles se elegerem novamente. Como devo proceder? Tenho que pagar esses meses que faltam para o término da estabilidade no momento da rescisão?

Grato pela ajuda!! É sempre bom contar com os colegas Contadores.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 15 dezembro 2015 | 13:02

Gustavo, boa tarde.
Infelizmente isso acontece em quase todas as empresas, sempre tem um que é problema.