x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 12.571

Atestado médico de 15 dias, retorno ao trabalho depois mais

Érica

Érica

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 20:17

Pessoal, estou com uma dúvida.

Uma pessoa estava doente e apresentou um atestado médico de 15 dias a empresa. Acontece que no 16º dia ela retornou as atividades e logo em seguida a partir do 17º dia a médica lhe concedeu mais 15 dias por motivo de problemas graves de saúde.
A minha pergunta é: A funcionária deverá entrar com o pedido de benefício ao INSS? Não foram 30 dias interruptos, houve a apresentação ao trabalho mas no 16º dia.

Obrigada.

NOTA DA MODERAÇÃO

Solicitamos que acesse seu cadastro e altere seu nome.
Consulte as Regras aqui: https://www.contabeis.com.br/regras/

Att,

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 21:07

Usuaria Contabil ,

Voce verificou se o cid apresentando nos 2 atestados são os mesmos e tambem assinatura do medico? entendo o seguinte, se o funcionario apresentou atestando medico mais de 15 dias durante o mes, independente que foi alternado, apartir do 16º dia ja deve entrar no auxilio doença.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Érica

Érica

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 21:09

Olá Daniel Alburquerque, se o CID estiver diferente tem diferença na contagem do atestado médico?
O que me deixou em dúvida também é que a lei diz o seguinte:

O auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez voltam a ser pagos pela Previdência Social a partir do 16º dia de afastamento da atividade e caberá ao empregador pagar o salário integral do empregado durante os primeiros 15 dias consecutivos de afastamento no caso de doença ou de acidente de trabalho. -

Primeiros 15 dias consecutivos...

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2016 | 21:16

Usuaria Contabil ,

Veja bem se o cid tiver diferente você tem que observa algumas coisas, as vezes tem funcionarios que inventa varias doenças para não trabalhar, até mesmo tem uns q mata a familia toda, toda semana falece um parente pra ficar ganhando no mole, veja se o atestado é falso verifique se o crm do medico e verdadeiro, veja se o funcionario tem uma boa conduta dentro da empresa.

Seria interessante você procurar o funcionario e encaminhar ele para o medico do trabalho pra fazer uma avaliação, se possivel dependendo do que for levar em um especialista para poder comunicar ao inss pra entrar no auxilio doença, até mesmo pra empresa ficar resguardada de uma futura reclamação trabalhista



Auxilio doença e uma coisa, aposentadoria por invalidez e outra totalmente diferente


auxilio doença e pago pela previdencia apartir do 16º dia depois que o funcionario e afastado, a empresa paga somente os 15 primeiros dias.


Aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados incapacitados para trabalhar ou realizar qualquer atividade que garanta o seu sustento.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade