x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.475

Periculosidade ou insalubridade?

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 14:53

Boa tarde amigos, uma funcionária auxiliar de enfermagem que trabalha em uma clinica de cirurgia plástica e mexe com alguns produtos perigosos e fica presente em pequenas cirurgias, ela está no direito de receber adicional de periculosidade ou insalubridade mesmo se a convenção coletiva da categoria não prever nada sobre o assunto?

Se sim, como saberei o adicional a ser calculado?

Nunca fiz folha de pagamento com esses adicionais, por isso a dúvida.

Desde já obrigado e por favor me ajudem..

Abraços..

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"
PAULA RODRIGUES ANTONIO

Paula Rodrigues Antonio

Iniciante DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 16 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2008 | 15:28

Boa tarde, para pagar insalubridade ou periculosidade para algum funcionário a empresa tem que apresentar uma lctcat para isentar o escritório de qualquer dano que o funcionário venha sofrer na empresa, devendo a empresa contratar um Técnico de Segurança no Trabalho para fazer os Laudos, eles medem os ruidos, o grau de risco que a função apresenta, estas coisas, pq o inss não se responsabiliza pelos danos da empresa e se o funcionário do escritório lançar sem nenhum Laudo a empresa pode responsabilizá-lo se surtir algum problema pra ela, entende.

Espero ter ajudado.

Zilva Candida

Zilva Candida

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 16 anos Sexta-Feira | 29 agosto 2008 | 10:49

Bom dia Paulo Alberto!


Levando em consideração às informações já postadas pela colega Paula Rodrigues...Você poderá, dando uma olhada nesse link Insalubridade e Periculosidade, distinguir um adicional do outro. Mas, de antemão, posso lhe adiantar que a funcionária terá direito ao adicional de insalubridade, creio que 20% sobre o salário normativo (sobre o salário básico, como o assunto ainda permanece em discussão, entre em contato com o Sindicato da Classe para melhor orientação) na falta deste, o salário mínimo.


Ótimo fds!

"Que Deus me dê Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra."

Zilva


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade