x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 938

Orientações de RH

Adão J. Balbino da Costa

Adão J. Balbino da Costa

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Projetos
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 09:05

Prezados, Bom dia! Trabalho em uma empresa com aproximadamente 150 funcionários com jornada de trabalho das 07:15 as 11:20 12:40 as 17:08. Temos funcionários que chegam para trabalhar e passam o cartão com até uma hora de antecedência (essa prática não tem autorização da empresa). Posso desconsiderar essa hora extra? Quantos minutos antes de iniciar o expediente posso orientar os funcionários a passar o cartão? Muito obrigado

Rodrigo Ricardo

Rodrigo Ricardo

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 09:29

Bom dia Sr. Adão.
Não pode desconsiderar, deve lançar como hora extra, até porque na marcação de ponto ficará evidente a hora extra. Com isso deve orientá-los a passar o cartão 05 min antes do inicio das atividades.

"O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios."
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 10:11

Adão J. Balbino da Costa

Tem que verificar qual o motivo disso (receber he sem a emprea ter solicitado ou sem ter realmente trabalhado?)....como disse o colega Rodrigo, vc não pode desconsiderar essas horas, pois já estão apontadas no ponto diário.

O que deve ser feito é reunir os funcionários e deixar claro que o hr de trabalho deve ser respeitado e que ninguém está autorizado a fazer horas extras a não ser que a gerência solicite, portanto o ponto deve ser batido no hr correto. Se por algum motivo certo funcionário chegar mais cedo na empresa (pegou carona por exemplo) ele deve ser orientado a só iniciar atividades no hr correto. Normalmente a tolerância é de 5 min para mais ou para menos.

Após isso, quem continuar agindo de forma errada, a empresa pode dar advertências.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 10:42

Bom dia a todos,

Recomendo fazer uma reunião, orientar que não estão autorizados e colher assinatura em termo, após isso, qualquer prática de desobediência, terá respaldo para aplicar advertências.
Importante verificar a necessidade da entrada antecipada, foi solicitada por supervisor? está executando alguma tarefa extraordinária?
Utilize essa medida padrão, ou seja, se um não pode, todos não podem, para tanto a cooperação dos supervisores será extremamente importante.

Att.

Angel

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 10:52

Bom dia!

Eu tinha aqui esse problema, mas com 550 funcionários.. e não foi fácil acabar com o problema, mas agi assim:

1 - Reunimos todos os funcionários e passamos a regra dos 5 minutos antes ou depois -> Caso alguém desrespeita-se tal horário seria advertido;

2 - Colocamos responsáveis (lideres de setores) para coibir a marcação do ponto antes/após o horário. Os que fizessem isso iam diretamente para o RH para ser advertido;

3 - As horas extras pagas indevidamente, foram descontadas à título de vale, com recibos firmados e assinados pelos empregados (mexendo no bolso, eles começam a entender as coisas e a seguir as regras)

4 - Quem desrespeitar as normas seriam penalizados pela perda de benefícios no mês (cesta básica principalmente);


Assim eu consegui acabar com o problema..



Espero ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 11:07

Adão J. Balbino da Costa, além das excelentes explanações dos colegas, providencie/confeccione um regulamento interno com isso e muito mais coisas, (na internet tem vários modelos) e processa conforme o amigo Eduardo Molinari colocou e os demais.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Rodrigo Ricardo

Rodrigo Ricardo

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 28 janeiro 2016 | 11:29

Adão uma das primeiras coisas a fazer seria colocar um aviso no mural aos funcionários, leia também a matéria no link abaixo, poderá ajudar.
Link
Apenas tome cuidado com algumas atitudes para não acabar com um problema e gerar outros.

"O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios."
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 15:41

O primeiro passo é conversar com os colaboradores, e explicar que o limite é 10 minutos diários, 05 para entrada, e 05 para saída, certo?

Também vê se é possível, restringir o acesso ao ponto uma hora antes.. Tipo, o ponto deve ser liberado com 30 minutos antes do inicio da jornada, e depois criar formas de adverti-los verbalmente, e por escrito. Caso não resolver, comece a cortar no bolso deles.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 fevereiro 2016 | 16:04

Prezados,


Lidar com pessoas não e facil, tambem tive um problema desses, foi resolvido mais ou menos igual o caso comentado pelo eduardo, antes de punhir os funcionarios devemos deixar bem claro as normas, pois pra não acontecer do funcionario chegar o final do mes ser decontado do salario do mesmo e falar que não sabia de nada, e gerar uma futura reclamação trabalhista. Deixar essa responsabilidade das horas extrar ficar a cargo do supervisor do setor foi a solução.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade