x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.799

Planilha de controle de retenção e compensação de INSS

Gustavo Santa Clara Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Artista
há 9 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 15:12

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém pode me indicar um modelo ou uma forma de montar uma planilha pra controle de compensações e retenções de INSS.
Trabalho com empresas de construção civil e frequentemente sobra saldo no mês, e já tentei diversos modos mas fica tudo meio confuso depois de um tempo. Alguém já teve que fazer esse tipo de controle e pode me auxiliar??

Agradeço muito.

Thaís Fernanda Ogliari

Thaís Fernanda Ogliari

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 14:44

Boa Tarde,

Posso tentar auxilia-los, mas primeiramente gostaria de receber algumas informações.

Quais os dados que vocês utilizam? Notas fiscais emitidas e notas fiscais recebidas? Poderiam colocar alguns dados que alimentariam a planilha?

Grata
Thaís

Gustavo Weber

Gustavo Weber

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 15:01

Boa tarde, Thaís

Seguinte, trabalho numa construtora e temos vários obras e temos notas em cada obra, que usamos para compensar o INSS
Exemplo:

Mês de janeiro, emitimos uma nota de R$ 1000,00, onde foi retido 100,00, e usamos 50,00 desses 100,00 pra abater no INSS então, automaticamente sobrou 50,00.

Mês de Fevereiro tivemos uma nota de 500,00 onde foi retido 250,00 e precisei "pagar" 300,00, porém, no mês de janeiro me sobrou 50,00 e na verdade não precisaria pagar "nada".

Prata DIVISÃO 2 , Artista
há 9 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 15:18

Sim, a minha dúvida é o que fazer exatamente com esse saldo não utilizado no mês.
Já que pelo que parece, não seria mais possível acumulá-lo como era feito anteriormente, caso eu tivesse um mês sem retenção, por exemplo, teria que vir garimpando os saldos mês a mês, reajustando um a um, até dar o valor que cubra a contribuição previdenciária.
Até hoje não encontrei uma forma muito eficaz de gerenciar isso.
Sempre fica complicado ter o controle total sobre isso tudo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade