Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.392

RPA - Recolhimento do INSS

Stefany Vargas

Stefany Vargas

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 11:05

Bom dia!

Tenho uma dúvida sobre a RPA emitida de pessoa física para pessoa física.
Digamos que eu prestei serviço para uma pessoa sem Cnpj, a pessoa tem que recolher o meu imposto? O que acontece se ela não recolher se for o caso. Ou se eu não quiser que ela recolha.

Att,
Stefany.

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 16:19

Boa tarde,

quando o autônomo paga INSS pelo carne, se prestar serviços como autônomo para uma PJ ele terá a retenção de 11% de INSS? e essa empresa é uma associação, ela terá o que pagar o INSS patronal de 20%?

Leia R.P.Harmon
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2016 | 21:29

1. Se o autônomo recolhe pelo carnê, será só os 11% pelo carnê. Sem vínculo com empresa.
2. Quando emite nota e a empresa faz a retenção sobre os serviços prestados, no caso da associação, ela deverá informar o autônomo na Gfip e recolher os 11% retidos e os 20% da parte patronal.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade