x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 493

GFIP X Empresa construção civil não pagou DARF desoneração 0

Josiele Gonçalves de Freitas Oliveira

Josiele Gonçalves de Freitas Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 15:18

Boa tarde!

Tenho uma empresa de Construção Civil (Cnae 4120400) que estava na desoneração CPRB, porém ela não pagou os DARFs de competência 12/2015 e 01/2016 que davam opção a desoneração. Diante disso fiquei com as seguintes dúvidas:
1) Visto que a opção se dava ao pagamento do DARF, quer dizer que ela não se enquadra mais na CPRB?
2) As NFs continuam retendo 3,5% INSS, mas se ela não está na CPRB deveria ser 11%?
3) Ela tem que comunicar a obra o fato de ter saído da desoneração?
4) Como vai ficar a GFIP?

Espero que vcs me ajudem.

Jonas Barbosa Paschoim

Jonas Barbosa Paschoim

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 11:28

Nobre colega Josiele!

Não sei se você já esclareceu a sua dúvida, mas gostaria de contribuir.

Veja só a redação dada pelo § 13 do artigo 9º da lei 12.546/11, alterado pela lei 13.161/15

Art. 9º - Para fins do disposto nos arts. 7º e 8º desta Lei:

§ 13 - A opção pela tributação substitutiva prevista nos arts. 7º e 8º será manifestada mediante o pagamento da contribuição incidente sobre a receita bruta relativa a janeiro de cada ano, ou à primeira competência subsequente para a qual haja receita bruta apurada, e será irretratável para todo o ano calendário.

Portanto, acredito ser possível ainda o pagamento da DARF efeitos da desoneração da folha, já que a lei não menciona o prazo, mas sim o recolhimento referente à competência de janeiro de cada ano.

Lembrando que essa guia deverá ser recolhida com os acréscimos legais aplicáveis.

Também entrei em contato com a receita federal e eles tiveram o mesmo posicionamento.

De qualquer forma, abro a discussão para outros colegas com mais experiência que possam nos orientar melhor.

Espero ter ajudado.

Att.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies