x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 412

Férias/Afastamento INSS

ANDREIA GIANONI LOPES

Andreia Gianoni Lopes

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 15:38

Boa Tarde

Estou com uma dúvida, será que alguém poderia me ajudar?

Tenho um funcionário que foi admitido em 01/12/2013.

1º Período de Férias - 01/12/2013 a 30/11/2014
2º Período de Férias - 01/12/2014 a 30/11/2015

Este funcionário ficou afastado pelo INSS no período de 10/06/2015 a 11/12/2015.

Neste caso o primeiro período de férias devo pagar total e o segundo período ele perde total ou parcial?
Como devo fazer?

Obrigada
Andreia

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 10 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 16:40

Andreia,

Ele não irá perder nenhum dos dois períodos por conta do afastamento.
O empregado só perde o direito às férias quando fica afastado por mais de 6 meses dentro do período aquisitivo.
Pelas minhas contas ele só ficou afastado por 173 dias, ou seja, menos que 6 meses.

De 10/06/2015 (início afastamento) a 30/11/2015 (fim período aquisitivo) = 173 dias

Ele tem direito ao gozo de férias integral nos dois períodos, a não ser que tenha faltas não justificadas que irão impactar no total de dias de férias.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies