x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 414

NIS e PIS - prefeitura não informou ausência de contribuição

Heirislane Santos

Heirislane Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Psicólogo(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 13:04

Boa tarde, prezados(as).

Sou psicóloga, nunca trabalhei de carteira assinada. Quando passei no concurso REDA, a prefeitura solicitou um número PIS, mas eu não tinha. Fui ao INSS e solicitei um número, mas eles me passaram o número NIS. Este foi o número que informei na prefeitura 1 (trabalhei 6 meses) e na prefeitura 2 (trabalho há 1 ano). Em ambas, meu contra-cheque vem descontando as contribuições comuns, os descontos do salário.

Agora, na prefeitura 2, onde estou, me chamaram no RH para dizer que eu não tenho número PIS, que perdi toda contribuição anterior.
Dessa forma:

a) estou errada e perdi todos os meus direitos (18 meses de contribuição)?
b) de quem é a responsabilidade de criação do número PIS?
c) eles não conseguem ver que o número não é do PIS quando informo? Eu podia ter dito qualquer sequência de números e só descobririam um ano depois?

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 13:17

Heirislane Santos

O RH está errado...quem cadastra PIS é o empregador caso o funcionário não possua ainda este número.

O certo é criar um PIS e fazer uma RDT para retificar o número.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade