x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 2.546

Período aquisitivo do seguro desemprego

Flavio Cavalcante da Silva

Flavio Cavalcante da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Eletricista Manutenção Industrial
há 9 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 10:38

Bom dia, quero tirar uma dúvida sobre o período aquisitivo do seguro desemprego:

Fui demitido da penúltima empresa no dia 31/12/2014, e dei entrada no seguro desemprego no mês de Janeiro de 2015.

Minha primeira dúvida é:

Quando começa a contar o meu período aquisitivo neste caso? Começa da data que fui demitido ou da data que dei entrada no seguro?

Minha segunda dúvida é:

Recebi as 5 parcelas que finalizaram-se em junho 2015 e nesse mesmo mês fui fichado em outra empresa onde trabalhei durante 8 meses e fui demitido no dia 02/02/2016.

Quando tentei dar entrada no seguro, o atendente mostrou que eu ainda estava dentro do período aquisitivo.Então gostaria de saber se terei direito a dar entrada novamente no seguro desemprego quando acabar meu período aquisitivo já que a validade do seguro é de 120 dias?
Aguado!!!

Willian Aparecido Corsino

Willian Aparecido Corsino

Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 13:29

Boa Tarde Flávio

Nesse caso o último contrato de trabalho que lhe gerou seguro desemprego você teve data de dispensa no dia 31/12/2014, desse período você deve aguardar 16 meses, para poder dar entrada novamente no seguro desemprego que irá terminar em 04/2016. Você conclui o seu último vínculo de trabalho no mês 02/2016 e você tem o prazo de 120 dias após sua dispensa para dar entrada no seguro, com isso se você for em uma agência do trabalhador ou delegacia do trabalho no início do próximo mês provavelmente você conseguirá dar entrada no seu seguro desemprego.

Espero ter ajudado.

Att Willian,

chaiana santos

Chaiana Santos

Iniciante DIVISÃO 3 , Escriturário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 21:11

Outra pergunta sobre o mesmo assunto:

Fui demitida no meu penúltimo emprego em 03/08/2014 e recebi 3 parcelas do seguro desemprego, sendo que a última parcela paga foi em 03/11/14, em 01/12/14 comecei em meu último emprego e fui/serei demitida em 31/03/16.
Terei direito a outro seguro desemprego? Como contar os 16 meses de período aquisitivo? A partir da demissão no penúltimo emprego ou do pagamento da última parcela do seguro?

No aguardo, obrigada.

Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 13:36

Qual foi a sua data de contratação do ultimo emprego, o qual ira ser demitida em 31/07/2016
Para ter direito a segunda vez ao beneficio do segro desemprego, voce deverá ter trabalhado 9 meses dos ultimos 12 meses desde a data da ultima dispensa.
Se a sua contratação foi igual ou anterior ao mes de 06/2015 voce tem direito sim.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 13:48

Voce esta cumprindo aviso prévio?
Se no mes do aviso previo voce completar os 9 meses voce nao tem direito, mas, se a data do seu aviso iniciar em 31/07/2016, ai sim terá direito.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
FABIANE DA COSTA MACHADO

Fabiane da Costa Machado

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 14 julho 2016 | 14:03

BOM DIA, ALGUEM PODE ME TIRAR UMA DÚVIDA: O QUE SERIA DESCONTO DE VA EXCEDENTE NA RESCISÃO?

entendi, entÃo comeÇa a contagem pelo dia do aviso prÉvio nÉ?

entÃo eu nÃo terei direito, pq estou cumprindo o aviso, e ele vai termina dia 31/07/2016.

eu posso guardo esse requerimento e dar entrada numa outra oportunidade? sendo que existe o prazo de 120 dias e eu teria que ficar pelo menos 1 dia desempregada.

essa informaÇÃo procede?

por que se eu arrumar um serviÇo no mÊs de agosto e for demitida no perÍodo de experiÊncia ou no tÉrmino dele, eu teria direito a dar entrada no seguro?

vagner

Vagner

Bronze DIVISÃO 2 , Conferente
há 8 anos Sábado | 11 março 2017 | 15:57

Willian Aparecido Corsino FUI DEMITIDO 10 JANEIRO 2016 ,RECEBI 4 PARCELAS DE SEGURO DESEMPREGO QUANDO FOI 13 JUNHO 2016 FUI CONTRATADO NOVAMENTE ,, 10 MARÇO 2017 FUI DEMITIDO FIQUEI 9 MESES NA EMPRESA ,NO MEUS CALCULO TENHO 14 MESES DA ULTIMA ENTRADA DO SEGURO DESEMPREGO, ENTÃO FALTA 2 MESES PRA FAZER 16 MESES , DAQUI UMS 10 DIAS VOU RECEBE PAPEL DO SEGURO DESEMPREGO QUERO SABER SER EU POSSA ESPERA 2 MESES QUE ESTÃO FALTANDO DE CARÊNCIA PRA DA 16 MESES ,,DA ENTRADA SEGURO DESEMPREGO QUE SERIA EM MAIO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade