x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.907

URGENTE - INSS retenção 11% - SIMPLES

Gisele Bontorim

Gisele Bontorim

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 14:35

Boa Tarde!

Prezados, estou com uma grande dúvida, uma empresa optante pelo simples nacional, efetua retenção de INSS - 11%.
Esse valor retido pode ser abatido do valor do INSS que já foi retido dos funcionários? Ou esse valor deve ser feito um pedido de restituição?

Muito obrigado

ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 14:50

Gisele, boa tarde! Tem várias matérias sobre esse assunto. Se voce entrar em pesquisar usando a expressão "retenção de 11% de INSS" vai abrir um leque de informações. Eu mesma já usei e são matérias excelentes. Um abraço

Gisele Bontorim

Gisele Bontorim

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2008 | 20:47

Eu já vi e revi os tópicos....mas desculpe minha ignorância, mas não tem uma resposta clara...já fiz pesquisa na fiscodata e em informaram que pode ser compensado o INSS retido na nota no valor do INSS do segurado.
Mas não consigo entender...como a empresa pode compensar uma coisa que já foi retida do salário do funcionário, ele já pagou por isso...na minha opinião...esses valores devem ser restituidos através do DAS pois o INSS patronal foi pago atraves dessa guia.
O que vcs acham?

Rodrigo Mirandela Ferreira

Rodrigo Mirandela Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 16 anos Terça-Feira | 23 setembro 2008 | 09:34

Bom dia Gisele,

Com certeza não tem como compensar através do DAS. Porém é possível sim pedir restituição destes valores. O problema é que o processo de restituição é complicado e demorado, além de obrigatoriamente gerar uma fiscalização na empresa.
Você pode compensar normalmente este valor retido em GPS, não será dupla retençao. Pois a obrigatoriedade do recolhimento é da empresa. Ou seja, como a empresa já pagou INSS na nota, não procisa repassar o que descontou do funcionário. O único problema neste caso é que geralmente o valor do crédito é muito maior do que o valor a recolher.
Caso ainda tenha dúvidas, volte a postar.

Att,

Foco no resultado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade