x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 460

Compensação de INSS com pagamento posterior

Carolline

Carolline

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 11:45

Bom dia.

Tenho uma empresa que efetuou o pagamento, erroneamente, de uma guia de INSS. A guia era referente 12/2013, mas o valor foi somado e recolhido junto ao valor de 01/2014, ficando 12/2013 em aberto.
Fui até a Receita Federal verificar como seria solucionado o problema. Lá fui orientada a excluir a gfip de 12/2013, e retransmiti-la, considerando o valor total de INSS como compensação, informando os períodos de início e término como 01/2014, pois o sistema entenderia que ocorreu uma compensação de pagamento antecipada e excluiria o débito de 12/2013.

Entretanto, não consigo incluir os períodos de 01/2014, pois a sefip só me autoriza incluir período anterior ou igual ao da competência informada.

Como devo proceder? Alguém já teve situação semelhante?

Aguardo.

Att.

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 16:42

Caroline,

Nunca tive essa situação, mas no meu entendimento vc terá que fazer o seguinte:

Recolher a competência 12/2013 em atraso com multa e juros;

Compensar o que vc recolheu a maior em 01/2014, em 03/2016 atualizando os valores para os dias de hoje.

Lembrando que a compensação é somente dos valores de INSS, ou seja as outras entidades vc deverá fazer perdcomp.

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Rayane Alves

Rayane Alves

Prata DIVISÃO 1 , Analista Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 24 março 2016 | 18:13

Boa tarde, ja tive uma situação semelhante voce deve seguir as instruções que o Agnaldo lhe informou
pois foi o mesmo procedimento que os funcionarios da Receita informaram na época;

Sorte é uma coisa imanipulável e oportunidade se cria!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade