x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.338

Salario Vendedor

Camila Raphaela Goncalves Rodrigues

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 14:43

Olá Pessoal, boa tarde!!!

Tenho uma duvida.

- Temos um cliente aqui do escritório que paga comissões aos seus vendedores. Eles tem salario fixo + a comissão.

Sei que nesses casos é o salario fixo + a comissão + o DSR da comissão.

Eles fazem o horário correto de trabalho não gerando hora extras (de acordo com a folha de ponto).

Mas só não entendi o que a ex - responsável do departamento fazia, exemplo:

Comissão 770,30

Salario fixo = 1.098,00
Comissão = 530,76
DSR Comissão = 81,66
11 Horas Extras 60%= 136,83
DSR Horas Extras = 21,05

Minha dúvida é: tenho que lançar horas extras mesmo que o comissionista não tiver feito?, ou dessa forma anterior estava sendo feito errado? A comissão deveria ter sido lançada no valor de 770,30?????

Fico no aguardo e desde já agradeço,

Atenciosamente
Camila

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 15:07

Camila, boa tarde.
Se o empregado não fez hora extra, não terá direito.
Com relação ao calculo para fins de horas extras, não concordo com a soma da MDSR sobre a comissão, a base de calculo é o salario + comissão, depois dividi pela quantidade de horas do mês, (30 dias = 220 horas, 31 dias = 227,33, dependerá do mês), e depois aplicar o percentual mínimo de 50% (verificar a convenção coletiva) e multiplica pela quantidade de horas extras.
Depois calcula a mdsr sobre a h.extras.
Ficando assim
Salario = ........
Comissão = ..........
H.Extra = .........
MDSR sobre a comissão = ...............
MDSR sobre a h.extra = ..................

http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/horas_extras-comissao.htm

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 5 abril 2016 | 15:18

Olá Carlos Alberto, boa tarde!

Então, eu lanço somente a comissão + dsr. Não estou lançado horas pois os funcionários não fazem. Só não entendi o porque a ex responsável pelo dp estava fazendo desse jeito (errado). Pensei que tinha alguma legislação falando da obrigatoriedade de lançamento de horas extras para os comissionistas mistos.

Te agradeço muito pela atenção,

Grata,

Camila

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade