x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 5.512

DECORE sobre prolabore

VANDREGESILO CARLOS FERNANDES

Vandregesilo Carlos Fernandes

Prata DIVISÃO 2 , Economista
há 16 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 17:26

Olá Pessoal!
Uma empresa com dois sócios retira prolabore só para um dos sócios na base do salário mínimo (Janeiro e Fevereiro) do corrente ano. Acontece que um dos sócios (sócio administrador), solicita um DECORE no valor 9 vezes a mais a sua retirada normal, retroativo a janeiro e fevereiro do corrente ano, e solicita o mesmo para o seu sócio que nunca tirou prolabore. Acontece também que já fora informado na GFIP a sua retirada normal (só para um dos sócios). Como poderia proceder para reenviar a GFIP e recolher o INSS com o novo prolabore solicitado retroativo a janeiro e fevereiro do corrente ano, tendo em vista que agora o segundo sócio terá que participar do prolabore? Então, como se faria essa correção com diferenças de prolabore e inclusão de um novo prolabore retroativo a janeiro e fevereiro do corrente ano, para que eu possa fornecer o DECORE de acordo com o novo prolabore retroativo.
Desde já, agradeço a quem achar que possa me responder.
Abraços,
Vandregésilo

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Paulo Alberto Rodrigues Ferreira

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 25 março 2009 | 21:38

Caro amigo, complicado hein, primeiro você deve analisar se a empresa possui saldo de caixa suficiente para pagar estes valores de Pró labore aos sócios, pois se o conselho de contabilidade pedir explicações você terá de justificar a eles por que você deu tal decore aos sócios, ainda corre o risco de levar multa por tal ato. Tirando isso, você pode retificar a GFIP enviando novamente um arquivo com os valores que quer declarar e recolher de INSS. Pode entregar normal o GFIP pois o INSS sempre considera como válida o ultimo arquivo enviado. Vale lembrar que para o outro sócio ter direito de retirada de pró labore, o mesmo deve constar em cláusula do contrato social. Verifique.

Abraços..

Paulo Alberto
Técnico em Contabilidade
"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade